Treino básico de taekwondo

Uma combinação de combate e autodefesa, o taekwondo pode ser um pouco confuso para um iniciante.

Confira algumas das regras básicas que regem um treino básico de taekwondo e aprenda tudo sobre ele!

O objetivo principal deste esporte é acertar tantos chutes e golpes quanto possível em seu oponente durante a competição.

Cada competição é composta por três rodadas com duração de dois minutos, com intervalos de um minuto entre cada rodada. O competidor que conseguir marcar mais destas três rodadas é automaticamente chamado de vencedor. Saiba mais.

Saiba tudo sobre o treino básico de taekwondo

No treino básico de taekwondo, cada área-alvo no corpo lhe dará uma quantidade diferente de pontos. Um ponto só é concedido quando dois ou mais juízes registra um hit.

– Por exemplo, pousar um chute ou golpe no peito de um oponente vale um ponto, enquanto um chute na cabeça ou no pescoço vale dois pontos.

– Os chutes também recebem apenas pontos se o impacto for feito por uma área abaixo do tornozelo. Todos os golpes devem estar abaixo da cabeça.

  • Além disso, se um competidor consegue derrubar seu oponente, ele ganha três pontos.
  • Isso se refere ao ato de colocar o oponente no chão, de modo que qualquer parte de seu corpo, exceto os pés, esteja tocando a área de jogo.

Penalidades no treino básico de taekwondo

Os participantes não estão autorizados a sair da linha de fronteira, nem podem empurrar, agarrar ou segurar um adversário. Outras jogadas que lhes darão uma penalidade incluem fingir lesão, assim como virar as costas para o oponente.

Penalidades mais severas incluem atacar a cabeça do oponente com qualquer coisa menos os pés, jogar um oponente longe, passar por cima da linha limítrofe e deliberadamente puxar o oponente até o chão.

Ganhando em um treino básico de taekwondo

No final das três rodadas, o participante com o maior número de pontos é declarado vencedor.

– No entanto, ao contrário de outros esportes, um empate em pontos no taekwondo nem sempre requer uma rodada adicional para determinar o vencedor, embora seja possível.

  • Uma rodada de ouro será organizada, e o primeiro jogador a marcar um ponto nesta rodada será nomeado o vencedor.

– Outra maneira de determinar o vencedor de um treino básico de taekwondo é contar os pontos que cada jogador marcou antes de qualquer dedução de penalidade.

O jogador com o maior número de pontos ganha. Se isso também não for uma opção, o árbitro declarará o jogador com base em quem demonstrou mais disposição para atacar durante o jogo.

– Um competidor também pode ganhar se conseguir derrubar seu oponente. Isso envolve fazer com que seu oponente caia no chão.

O adversário tem que estar no chão por mais de 10 segundos antes de ser considerado um nocaute.

Cintos

Uma das características mais marcantes do treino básico de taekwondo é o cinto. Os participantes têm que usar um cinto que reflete sua classificação e nível.

– Cores mais escuras geralmente indicando um posto mais alto. Os iniciantes geralmente usam um cinto branco e mudam para cores mais escuras, depois de passarem nos testes de promoção.

– Embora não seja comumente usado no treinamento, o acolchoamento de proteção é necessário durante uma competição e um treino básico de taekwondo.

  • As diferentes formas de preenchimento incluem protetores de canela e antebraço, protetores de tronco e protetores de cabeça.

– Muito parecido com um capacete acolchoado, o protetor de cabeça se assemelha aos utilizados no polo aquático e abrange os dois ouvidos para proteger o competidor contra qualquer problema sério de ouvido e cabeça durante a competição.

Sabendo tudo sobre um treino básico de taekwondo, aposte na Pratique Fitness na hora de começar sua prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *