Durante a gestação, o corpo passa por mudanças intensas que pedem atenção e cuidado, mas isso não significa renunciar à atividade física. Pelo contrário: manter-se ativa pode trazer inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê.
O segredo está em adaptar o treino às necessidades dessa fase, respeitando os limites do corpo e priorizando a segurança em cada movimento.
Quais são as recomendações para treinos durante a gravidez?
Os exercícios físicos podem e devem ser recomendados para todas as gestantes saudáveis. Sua prática regular durante a gestação pode promover inúmeros benefícios físicos e psicológicos, além de não haver evidências de desfechos adversos para o feto e/ou recém-nascido, quando realizados em intensidade leve a moderada.
Quais são os exercícios seguros para grávidas?
Exercícios seguros para grávidas incluem atividades de baixo impacto como caminhada, natação, ioga pré-natal e pilates. Exercícios de fortalecimento muscular com peso leve, como agachamentos e exercícios com faixas elásticas, também são recomendados. É importante evitar exercícios com risco de queda ou impacto, como esportes de contato, e consultar o médico antes de iniciar qualquer atividade física.
Qual a atividade física mais indicada para gestantes?
De acordo com o Guia, as mulheres durante a gravidez e no pós-parto podem praticar atividade física no seu tempo livre fazendo aquilo que gosta. Então vale caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar, fazer ginástica, musculação, hidroginástica ou alongamentos, entre outras.
Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!
Benefícios da atividade física na gestação!
O exercício físico regular durante a gravidez contribui para a redução de desconfortos comuns, como dores nas costas e inchaço. Auxilia no controle do ganho de peso excessivo, fator que diminui os riscos de desenvolvimento de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. A prática também melhora o condicionamento cardiovascular, a qualidade do sono e o humor, além de fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, o que pode facilitar o trabalho de parto e a recuperação no puerpério.
Recomendações gerais para um treino seguro!
Antes de iniciar ou continuar qualquer programa de exercícios, a gestante deve obter a liberação do seu médico obstetra. A recomendação geral para gestantes sem contraindicações é de, no mínimo, 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana, distribuídos em pelo menos três dias. A intensidade é considerada moderada quando a mulher consegue manter uma conversa durante a execução do exercício.
A hidratação é um ponto central; é necessário beber água antes, durante e após a atividade física. O uso de roupas leves e sapatos adequados também é importante para garantir o conforto e a segurança. É fundamental que a mulher respeite os próprios limites e não se exercite até a exaustão.
Alterações corporais e adaptação dos exercícios!
A gestação provoca diversas alterações fisiológicas. O centro de gravidade do corpo se desloca para a frente, o que pode afetar o equilíbrio. Há um aumento da frouxidão dos ligamentos tornando as articulações mais suscetíveis a lesões. O volume sanguíneo aumenta, assim como a frequência cardíaca de repouso.
Essas mudanças exigem adaptações. Exercícios que demandam muito equilíbrio devem ser modificados ou realizados com apoio. A partir do segundo trimestre, deve-se evitar permanecer deitada de costas por longos períodos, pois o peso do útero pode comprimir a veia cava e diminuir o fluxo sanguíneo.
Treinar durante a gestação é uma prática segura e benéfica quando as devidas precauções são tomadas. A chave é a comunicação constante com os profissionais de saúde, a escuta atenta aos sinais do corpo e a adaptação da rotina de exercícios às transformações de cada trimestre.
Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!
Conheça a academia Pratique Fitness!