Nutrição – Alimentação equilibrada: o que isso significa?
Nutrição – Alimentação equilibrada: o que isso significa?

 

Ainda nos dias de hoje, muitas pessoas apresentam dúvidas de como ter uma alimentação equilibrada e quais os alimentos que devemos comer todos os dias, além da quantidade indicada. 

Ter uma alimentação regrada traz uma série de vantagens para a vida humana, proporcionando mais saúde e bem-estar. Além disso, previne o aparecimento de doenças crônicas, retardo do envelhecimento, equilíbrio hormonal e melhora do humor. Esses são apenas alguns dos seus benefícios. 

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa ter uma alimentação nutritiva e mais equilibrada, mantendo todas as refeições completas, com lanches rápidos e melhor sem criar hábitos extremos para chegar nos objetivos do seu corpo. 

Alimentação equilibrada

A alimentação equilibrada é baseada em todos os nutrientes importantes, contando com os micronutrientes e os micro. 

Desse modo, a alimentação é dividida em três grupos nutricionais: construtores, reguladores e energéticos. O que é muito diferente das dietas, pois uma alimentação balanceada não precisa restringir nenhuma refeição, apenas compensando os alimentos que você gostaria de comer. 

Qual a importância de buscar uma alimentação equilibrada 

A alimentação equilibrada carrega várias vantagens, principalmente por não restringir o âmbito físico, psicológico e a cognição.

Nutrição – Alimentação equilibrada: o que isso significa?
Nutrição – Alimentação equilibrada: o que isso significa?

Cada alimento possui uma função para o nosso organismo e é desse modo que a alimentação equilibrada opera. Portanto, podemos classificar todos os ingredientes que consumimos em 3 grupos, segundo as funções fornecidas para o corpo:

  • Alimento energético: para o organismo traz fonte de energia no processo de digestão;
  • Alimento regulador: auxilia no processo de funcionamento para o corpo, prevenindo possíveis doenças e disfunções;
  • Alimentos construtores: são responsáveis por regenerar, construir e reparar os tecidos corporais.

Como no primeiro grupo, o de alimentos energéticos, podemos citar alguns alimentos como farinhas, arroz, oleaginosas, cereais integrais, cana-de-açúcar, azeite, entre outros. 

Esses alimentos possuem carboidratos que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são vilões para a nossa saúde. Na verdade, são as principais fontes de energia, onde o corpo utiliza para fazer todas as atividades do cotidiano. 

Nutrição – Alimentação equilibrada: o que isso significa?
Nutrição – Alimentação equilibrada: o que isso significa?

Já os alimentos reguladores são fontes de sais minerais e vitaminas, responsáveis pelo funcionamento do organismo, para manter todos os processos para a sobrevivência, além de aumentar a imunidade. Portanto, as verduras, frutas e legumes, são alimentos incluídos nesta parte. 

Os construtores são de extrema importância para que o corpo mantenha sempre em dia, eles possuem origem vegetal e animal. Desse modo, esses alimentos são ricos em proteínas como as oleaginosas, feijão, carne, laticínios e ovos. Sem fazer o consumo regular desses produtos, a formação óssea, recuperação muscular e até o sangue, acabam ficando comprometidos. 

Gostou das nossas dicas de como ter uma alimentação equilibrada e que ter mais acesso a informações? Então venha fazer uma consulta online com a nutricionista da Pratique Nutri!

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