Zumba E Seus 5 Benefícios Para O Envelhecimento 

A zumba tem sido amplamente indicada para pessoas que querem levar uma vida mais saudável e ativa. É um exercício que, inclusive, pode ser praticado por idosos e pessoas que estão acima de 50 anos.

Praticar atividade físicas é algo essencial para a saúde de qualquer pessoa. Mas isso se torna ainda mais importante com o passar do tempo, quando o corpo começa a dar sinais em decorrência da idade.

As atividades não somente ajudam a manter o corpo em atividade e perfeito funcionamento como também auxiliam para uma mente mais equilibrada e saudável. para os idosos isso é fundamental.

Como A Zumba Ajuda Idosos A Serem Mais Saudáveis?

Quando a terceira idade bate a porta, muitas pessoas começam a diminuir o ritmo e as atividades, e acabam caindo em um estado de sedentarismo. Com isso ocorre o aumento de peso, os problemas articulares, as dores e incômodos.

  • Controle do peso:

Com a diminuição das atividades ocorre um aumento significativo no peso. Isso é um problema seríssimo para idosos, pois, pode causar uma série de doenças e outros quadros de alto risco.

Praticar exercícios físicos diários é a melhor maneira de manter o corpo sob controle, evitando assim que se ganhe muito peso. A zumba pode ser uma grande aliada nesse quesito!

Durante 1 hora da prática você pode eliminar muitas calorias. Se combinar isso com uma alimentação devidamente equilibrada terá excelentes resultados.

  • Melhora o condicionamento físico:

Outro fator comum do envelhecimento é que o rendimento do corpo parece cair. Atividades que antes você executava com facilidade se tornam um peso, um fardo.

Novamente a zumba pode ser a solução. Como ela contribui para a melhora respiratória e cardíaca acaba contribuindo também para que você tenha maior disposição para realizar suas tarefas.

Cuidados Essenciais Na Hora De Começar A Treinar Zumba

Mas, é importante saber que apesar de todos os benefícios a zumba também é um exercício físico que requer alguns cuidados assim como qualquer outro.

O primeiro deles é obter o aval de um médico para se exercitar. Isso é importante pois, somente esse profissional será capaz de dizer se você está realmente apto a praticar qualquer exercício.

  • Roupas adequadas:

Também é essencial que você escolha roupas adequadas para praticar essa atividade. Elas precisam ser leves e não devem limitar seus movimentos, afinal, zumba é um exercício muito amplo.

Escolha tênis confortáveis e que tenham um bom fator de amortecimento. Assim você evita grandes impactos e mantém suas pernas e articulações seguras.

  • Respeite o seu ritmo:

A aula de zumba acontece em grupo. Então é comum que as pessoas comecem a se comprar umas com as outras. Não faça isso! Lembre-se que cada um tem um ritmo e deve respeitar os limites do próprio corpo.

Benefícios Psicológicos Da Zumba Para Idosos

Além de tudo o que citamos até agora não podemos ignorar ainda o fato de que a zumba também traz inúmeros benefícios para o psicológico da pessoa de idade avançada.

Essa fase da vida costuma ser muito solitária. Os idosos muitas vezes se sentem sozinhos e já não possuem mais amigos com quem conversar.

A zumba acontece em aulas em grupo, o que significa que as pessoas voltam a ter uma interação social – o que é essencial para o bem-estar emocional. Então você perceberá também uma melhor no humor como um todo.

  • Escolha uma academia de sua confiança:

Outra coisa essencial é que você escolha uma academia de sua confiança para praticar qualquer atividade física. Isso também deve ser pensado na hora de praticar zumba!

A Pratique Fitness oferece aulas de zumba para idosos e pode ser a sua porta de entrada para o mundo fitness de maneira saudável e divertida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here