HomeTaekwondoTudo sobre o taekwondo regras

Tudo sobre o taekwondo regras

O taekwondo é uma combinação de práticas de virtudes, ensinamentos e além de aprender a técnica da arte marcial. Conheça tudo sobre o taekwondo regras se você deseja começar a praticar ou saber mais sobre como funciona.

Tudo começa com os modos refinados da sociedade tradicional coreana, quando os oponentes iminentes fazem uma reverência. Por outro lado, o taekwondo regras exigem o uso de protetores para a cabeça, virilha, antebraços e canelas.

Como parte desse esporte, os pés e as mãos são tão importantes para a defesa quanto para o ataque.

Taekwondo regras: A competição

Um lutador de taekwondo consiste de dois indivíduos, Chung (azul) e Hong (vermelho), que tentam a ganhar pontos acertando chutes na cabeça e no corpo do adversário, e punhos no corpo do oponente.

  • Ocorre em três etapas de três minutos cada, com um minuto de pausa entre a luta.

Um lutador pode vencer por nocaute, marcando o maior número de pontos, por padrão, se seu oponente receber três pontos de falha, ou por desqualificação do oponente.

Essas são algumas do taekwondo regras importantes para o momento da luta.

Taekwondo regras: A pontuação

Cada golpe se torna credor de um ponto. Um golpe é legal se:

– É marcado em uma zona de pontuação do oponente. Além da cabeça, as áreas que podem ser pontuadas são o abdômen e os flancos do corpo. Os golpes abaixo do abdômen inferior são proibidos.

– Trata-se das partes permitidas do corpo. Um golpe no corpo deve ser feito com a parte frontal dos nós dos dedos indicador e médio de um punho corretamente fechado, ou com qualquer parte de um pé abaixo do tornozelo.

Pontos são considerados dentro do taekwondo regras quando dois ou mais dos três juízes reconhecem e registram o golpe dentro de um segundo.

Taekwondo regras: as faltas

As faltas são um fator importante em uma partida de taekwondo, e não apenas porque possuem três pontos de falta – algo que raramente acontece na competição de elite – logo significam uma derrota automática.

  • Um único ponto de ausência pode decidir a luta.

O taekwondo regras possui dois tipos de faltas. A mais comum, “kiong-go”, é um aviso. Um segundo “kiong-go” para o mesmo atleta durante uma partida é igual a um “você errou”.

Você pode receber um “kiong-go” por faltas como pegar, segurar e empurrar o oponente.

  • O “gam-jeom”, uma falta mais séria, significa a subtração de um ponto.

Algumas falhas graves típicas são jogar o oponente, fazer com que ele caia deliberadamente lutando com o pé no ar, atacá-lo deliberadamente nas costas e atacar ferozmente seu rosto com as mãos.

A Derrota

Quando um adversário é derrubado, o árbitro inicia uma contagem até dez, como no boxe.

No taekwondo regras, se uma pessoa foi derrubada quando qualquer parte de seu corpo entra em contato com o solo devido à aplicação de força de seu oponente.

  • O árbitro também pode iniciar a contagem se um oponente parecer incapaz ou não quiser continuar.

Mesmo que o competidor abatido se levante e deseje continuar a luta, ele deve esperar até que o árbitro conte até oito. Quando a conta é concluída, o árbitro determina se o atleta está em posição de continuar.

O vencedor

Se qualquer partida, exceto a final, terminar em empate, a pessoa que marcou mais pontos – independentemente de qualquer falta – fica com a vitória.

Se o empate persistir, o árbitro decide qual deles foi superior durante as três rodadas de três minutos, dependendo da iniciativa demonstrada.

Outras regras do taekwondo

  • Se um atleta cometer mais de uma falta simultaneamente, o árbitro identificará a falta mais grave.
  • Se os dois competidores caírem e não se recuperarem durante a contagem de dez, a pessoa que obteve mais pontos antes vence.
  • Os pontos ganhos podem ser invalidados se o atleta cometer uma falta imediatamente depois, tal como cair deliberadamente (um truque para evitar um golpe).

Portanto, agora que você possui conhecimento sobre o taekwondo regras, se deseja começar a praticar o esporte, não se hesite, procure logo a melhor aula para você.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS