HomeAcademia Pratique FitnessTudo sobre o taekwondo conceito

Tudo sobre o taekwondo conceito

Hoje em dia, é notável o crescimento da procura pelas aulas de lutas nas academias. Conheça um pouco mais sobre os conceitos do taekwondo, esse esporte que tem caído no gosto brasileiro.

Para se entender os conceitos do taekwondo é preciso saber onde e quando ele foi criado. O taekwondo é um esporte de origem coreana e foi criado no século XX.

Saiba mais sobre os conceitos do taekwondo

O taekwondo, é considerado uma arte marcial, com a principal função de desenvolver a defesa pessoal. Mas essa modalidade esportiva está em grandes eventos no âmbito internacional como os jogos olímpicos e os jogos pan-americanos.

Entende-se que um dos conceitos do taekwondo é que ele é um esporte que pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres de qualquer idade ou biótipo físico.

Para a realização desse esporte, não são necessários o uso de nenhum objetivo extra. Ele deve ser praticado usando apenas o corpo.

Mas, um dos conceitos do taekwondo é a segurança, são indispensáveis o uso de capacetes e protetores bucais com a finalidade de proteger as regiões do corpo consideradas de maiores risco dos lutadores.

O taekwondo é uma forma de luta que utiliza o movimento de pontapés sobre o uso dos punhos.

Os responsáveis pela organização e fiscalização de grandes eventos envolvendo todos os conceitos do taekwondo é a federação internacional de taekwondo.

Ela também é responsável por fazer a manutenção de todas as regras utilizadas em campeonatos.

Principais conceitos do Taekwondo

O taekwondo é considerado uma luta, por isso deve ser praticado em academias sobre a superfície de um tatame. Em grandes competições, o tatame oficial deve ser um retângulo plano, de superfície dura, com medidas de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura.

Para as competições oficiais são necessários a presença de um arbitro, um juiz e um cronometrista. Esses são os responsáveis por julgar o vencedor da partida.

Para completar o local de competições, fica presente o técnico de cada uma das partes, eles são responsáveis por apoiar e instruir seus alunos a darem os melhores golpes.

Quais faixas existem dentro dos conceitos do taekwondo?

Todo o desempenho do aluno no taekwondo é sinalizado por um sistema de cores das faixas que são usadas no vestuário durante uma luta. Esse sistema de graduação é medido de duas maneiras: a primeira é a gubs, e a segunda é a dans.

As graduações utilizando o modo gubs se referem a uma sequência de combinação de cores. Já para as graduações de forma dans, é usada somente as variações da faixa preta.

Nos conceitos do taekwondo, para as graduações do modo gubs é utilizado a forma crescente das seguintes cores:

  1. Branca;
  2. Branca com a ponta amarela;
  3. Amarela;
  4. Amarela com a ponta verde;
  5. Verde;
  6. Verde com a ponta azul;
  7. Azul;
  8. Azul com a ponta vermelha;
  9. Vermelha;
  10. Vermelha com a ponta preta;
  11. Preta.

Vantagens em se praticar o Taekwondo:

A prática do taekwondo desenvolve muitos benefícios para seus alunos. Podemos destacar as pernas e o abdômen como as principais partes do corpo utilizadas na execução dessa modalidade.

Portanto, se você deseja um destaque a mais para essas duas áreas do seu corpo, opte por praticar essa arte marcial.

Os adeptos do taekwondo destacam que com as aulas é possível observar o aumento da flexibilidade, equilíbrio, força e velocidade.

Além do mais importante, a qualidade de vida, afinal toda pratica de esporte gera uma melhora na saúde em todos os quesitos.

Os conceitos do taekwondo saíram dos grandes eventos olímpicos, e invadiu as academias de todo o país e estão fazendo o maior sucesso devido ao estilo da aula.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS