HomeAcademia Pratique FitnessTudo sobre o taekwondo categorias

Tudo sobre o taekwondo categorias

O taekwondo categorias, é uma arte marcial nascida há mais de 2.000 anos na Coreia. Sua principal função é ensinar golpes que serão usados na defesa pessoal.

A palavra taekwondo tem o significado de “caminho dos pés e mãos através da mente”. É um esporte praticado por pessoas que tem o objetivo de adquirir tanto corpo quanto uma mente saudável.

Os coreanos têm o habito de colocar seus filhos para praticar o taekwondo categorias nas academias, quando eles completam 5 (cinco) anos de idade. Pois consideram que a criança desenvolve: melhoramento físico, disciplina, humildade e respeito.

Aos mais adultos, a prática dessa atividade física pode gerar melhora na atenção, coordenação motora, maior capacidade de concentração.

Como o taekwondo categorias chegou ao Brasil

O taekwondo categorias foi trazido para o Brasil em meados nos anos 1970, e desde então, é um esporte que tem se espalhado por todo o mundo.

Devido a inserção dessa categoria nos âmbitos olímpicos em 1988, o taekwondo tem se tornado cada vez mais conhecido e procurado por pessoas que querem praticar um esporte diferente.

Como é a competição de taekwondo categorias

Durante uma luta de taekwondo categorias é válido golpes utilizando os braços, conhecido como o famoso soco. E também golpes usando as pernas, os chutes. Não é permitido agarrar ou segurar o adversário.

As regras do taekwondo categorias já foram consideradas mais rigorosas, hoje em dia os princípios dessa luta são baseados em:

  • Cortesia;
  • Perseverança;
  • Integridade;
  • Auto controle;
  • Espirito indomável.

A tradição dos juramentos do taekwondo categorias, criada na Coreia, são mantidos até hoje, e devem ser ditos durante as lutas: Eu prometo:

  • Observar as regras do taekwondo;
  • Respeitar o instrutor e meus superiores;
  • Nunca fazer mal uso do taekwondo;
  • Construir um mundo mais pacifico;
  • Ser campeão da liberdade e da justiça.

Mesmo sendo uma luta, esse esporte prega a paz e o autocontrole. Por isso o taekwondo categorias tem sido muito procurado nas academias por mães que querem matricular seus filhos em alguma atividade física que desenvolva características benéficas em suas personalidades.

Para a pratica do taekwondo categorias não é necessário a utilização de equipamentos extras. Os competidores, utilizam apenas do corpo como seu principal instrumento de defesa e de golpes.

Mas, equipamentos de segurança, como capacetes e protetores bucais são de obrigatoriedade o uso. Isso impede que o competidor sofra lesão nas áreas mais sensíveis do corpo.

Competição de taekwondo:

Durante uma competição do taekwondo categorias, os atletas são divididos em 8 (oito) categorias. O critério utilizado para a divisão dos atletas em suas categorias é o peso.

Cada luta tem a duração máxima de 3 (três) rounds, e podem ser pontuadas através de nocaute, pontos ou desclassificação do adversário.

São primordiais em uma competição de taekwondo categorias, os árbitros. São eles os responsáveis por julgar os golpes, e decidir o vencedor da luta.

Um uma única luta, são necessários 4 (quatro) árbitros, sendo 3 (três) árbitros laterais responsáveis pela pontuação. E 1 (um) árbitro central que fica por conta de medir a luta, decidir se houve vantagens, aplicar advertências, abrir a contagem dos 10 (dez) segundos quando há nocaute, e anunciar o vencedor.

O lutador competidor, perde pontos e até mesmo pode ser desclassificado na luta se praticar algumas atitudes como: agarrar, deferir golpes no rosto, empurrar, dar algum golpe da cintura para baixo, ou cometer algum ato considerado improprio pelos árbitros: falta de respeito com os árbitros, juízos e o adversário.

O taekwondo categorias é uma luta, mas acima de tudo é considerado um esporte que traz benefícios físicos e mentais para todas as pessoas que o praticam, sem distinção de gênero ou idade.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS