Tudo Sobre o Boxe História

0
134
Tudo Sobre o Boxe História

Você sabe tudo sobre o boxe história? Talvez você não tenha em mente que muitas das lutas marciais origem começaram séculos passados, e o boxe não é diferente. A palavra deriva do inglês box, ou pugilismo, expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850!

Ou seja, os grandes ídolos das décadas passadas como, Muhammad Ali, Myke Tyson, Maguila e Popó foram propulsores dessa arte marcial, mas séculos atrás, as pessoas já estavam praticando a luta, como na Grécia antiga, por exemplo.

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. Por muitos é considerado um esporte méga violento, mas não é por isso que o boxe deixa de ser uma luta altamente estratégica.

Tudo Sobre o Boxe História

Tudo sobre o boxe história, a sua origem

O boxe como desporto já é conhecido e praticado há várias décadas e a sua origem é em Creta em 1500 A.C. Começou por ser praticado na Grécia e em Roma e era uma luta muito violenta e desumana, poisos lutadores enfrentavam-se exaustivamente até à morte.

Este tipo de luta foi adotado mais tarde pela primeira vez numa Olimpíada em 668 A.C. Tratou-se da 23ª edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e os boxeurs utilizavam faixas de couro nas mãos para proteger os dedos e lutavam até que um deles caísse inanimado ou admitisse a derrota.

Com a queda do Império Romano, perdeu-se um pouco a cultura do boxe, mas tudo leva a crer que ele continuou a ser praticado, visto que a sua prática foi assinalada no fim do século IX, no Sul de Inglaterra. Esse é o princípio básico para se começar a entender tudo sobre o boxe história.

Tudo sobre o boxe história, sua firmação no século 17

Depois de um período mais conturbado, em que não se assistiu a qualquer evolução do boxe, a arte marcial popularizou-se na Inglaterra, a partir do século XVII.

Os boxeurs passaram a combater por dinheiro e isso foi suficiente para surgirem novas técnicas, como a introdução do jogo de pernas e o jogo ofensivo, o que atraiu milhares de novos praticantes. Houve então, a necessidade de regulamentar este desporto. Criou-se determinadas regras, como por exemplo:

  • Os combates passariam a ser dentro de um ringue de cordas, da forma como hoje é conhecido;

  • Os lutadores começaram a ser divididos por pesos e categorias;

  • Os boxeurs utilizavam sempre umas luvas de boxe durante um combate. Acabava então, o boxe a punhos nus;

  • Passou-se a utilizar uma proteção nos dentes;

  • O público ficou separado dos atletas;

  • Cada assalto tinha a duração de três minutos com intervalos de um minuto entre eles para que os atletas conseguissem recuperar as suas forças.

Um ponto interessante a respeito de tudo sobre o boxe história é que estas alterações contribuíram para o desenvolvimento do boxe como desporto e favoreceram a tática, a velocidade de execução, o aperfeiçoamento desportivo e a estética.

Tudo Sobre o Boxe História

O boxe no século 20 e o surgimento no Brasil

Outro ponto importante para entender tudo sobre o boxe história é que a luta marcial teve um boom no século 20. No início deste século, o boxe era já um desporto muito conhecido no Continente Europeu e a sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Saint Lois em 1904, fez com que a luta ficasse conhecida.

O boxe chegou ao Brasil com os emigrantes alemães e italianos no final do século XIX e início do século XX. Os primeiros combates foram realizados nas docas de Santos e Rio de Janeiro entre marinheiros europeus.

Este estilo de luta começou a ser conhecido e praticado por vários atletas, no entanto a sua difusão foi lenta, mas temos exemplos de vários ícones brasileiros. Mas é inegável que em comparação com outras lutas como karatê e muay thai, ele ainda não é o mais famoso entre os brasileiros.

Gostou de saber tudo sobre o boxe história? Comente o que achou e compartilhe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here