HomeNataçãoTudo sobre Natação História

Tudo sobre Natação História

Saber tudo sobre natação história pode ser a melhor maneira de descobrir porque essa atividade é uma das mais eficientes e até mesmo disputadas nas academias!

Em uma competição fica evidente que apenas milésimos de segundos podem de fato determinar ou não a vitória de um atleta – e é comum até mesmo vermos constantes quebras de recordes nos grandes eventos esportivos!

É cada vez mais e mais recorrentes sermos surpreendidos por atletas que acabam superando seus próprios limites – e isso acaba sendo possível não somente por conta dos investimentos em novos equipamentos, como também o empenho e dedicação!

Mas, como será que alguém lá no passado considerou fazer exercícios na água dessa maneira? Pois, saiba que vale muito a pena descobrir isso para entender porque esse esporte é um dos mais recomendados de todos!

Tudo sobre Natação História

Tudo sobre natação história – como a modalidade surgiu?

Quando se trata de entender tudo sobre natação história, é importante salientar que essa modalidade surgiu basicamente de nossos ancestrais, mais precisamente por conta de homens que precisavam atravessar águas em busca de alimentos e caça!

Consequentemente, mais tarde, surgiram os gregos, que recorriam à natação apenas como um tipo de treinamento, principalmente para os soldados que precisam manter a forma física sempre impecável para lidar com constantes combates!

Mas, nem sempre a natação foi vista como uma atividade prazerosa, divertida e extremamente eficiente, sabia?

Nos primórdios muitos julgavam a natação de forma bastante equivocada, afirmando que ela poderá acarretar doenças – e por conta disso, tal prática ficou em desuso por um longo período, ressurgindo apenas na França no período do Império do Luís XIV.

Somente no século XIX é que a natação passou a ser considerado um esporte de fato, e desde então conseguiu atingir um patamar de excelência e ser também muito bem vista de uma maneira geral.

A causa de isto ter acontecido se deu em detrimento de uma série de acontecimentos marcantes como, por exemplo, a travessia realizada no Canal da Mancha, que foi feita por um soldado de Napoleão Bonaparte.

Daí em diante foi um pulo para que se realizasse a primeira competição de cunho oficial, sendo que essa aconteceu na Austrália, mais precisamente no ano de 1958 – e que posteriormente ocorreu na Inglaterra e também Estados Unidos.

Tudo sobre natação história – quando a natação ingressou nos jogos olímpicos?

Para poder saber de fato tudo sobre natação história não há como negar que essa é uma das modalidades mais aclamadas dos jogos olímpicos atualmente, não é mesmo?

Mas, a natação somente passou a integrar as Olimpíadas na primeira edição da era moderna, no ano de 1986, em Atenas. Doze depois desse marco é que foi criada a Confederação Internacional da Natação.

É justamente essa confederação que permite estabelecer a regulamentação de diversas outras modalidades aquáticas, como no caso do nado sincronizado, saltos ornamentais e também polo aquático.

E no Brasil? Quando a natação ganhou destaque?

Quem está querendo saber tudo sobre natação história, vale salientar que essa atividade alcançou o Brasil em 1898, onde atletas percorreram uma distância de 1.500 metros entre Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia.

O Brasil marcou sua presença nos jogos Olímpicos a partir do ano de 1920, na edição que ocorreu em Antuérpia. E como muitos sabem, com o passar dos anos, o Brasil conseguiu manter um destaque de excelência em diversas modalidades de nado!

E de fato, tudo sobre natação história contado no decorrer desse conteúdo ajuda a confirmar o grande potencial desse esporte, sendo que ele também pode ser praticado por quem quer vivenciar mais saúde, bem estar e ainda equilíbrio na sua vida!

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS