HomeAcademia Pratique FitnessTudo Sobre Ginástica História

Tudo Sobre Ginástica História

A ginástica é considerada a disciplina esportiva mais completa, pois todas as partes do corpo funcionam e movimentam harmoniosamente. Com isso, conheça tudo sobre ginástica história.

Existe a classificação que os exercícios aeróbicos podem ser praticados por pessoas de diferentes idades e condições físicas. Além disso, movimentar o corpo é essencial para você não ficar preso ao sedentarismo.

Assim, ao buscar sobre tudo sobre ginástica história incialmente você irá aprender que a ginástica é um esporte ou atividade física composto por uma série de exercícios físicos que exigem força, flexibilidade e agilidade.

Introdução – tudo sobre ginástica história

Para saber tudo sobre ginástica história, primeiramente você deve aprender que o termo ginástica é de origem latina e deriva do grego pelo conceito de ginástica, que significa “exercitar-se”.

  • Os exercícios da ginástica são destinados a fortalecer e desenvolver o corpo humano de diferentes formas.

A forma mais antiga de composição ginástica remonta à China antiga, evidenciada no Tratado da Cultura Física, 2700 aC, chamado Kong Fu, onde uma série de exercícios físicos eram realizados, que se tornaram uma forma de dança ou coreografia que mais tarde deu origem às artes marciais.

A ginástica começou a ser considerada como um método e um meio na educação física na Grécia Antiga, mais tarde em Roma foi tomada como base para o treinamento e a preparação física de seu exército.

Sua importância foi revivida no período renascentista, onde a sua prática é essencialmente direcionada para o desenvolvimento e fortalecimento da saúde, incentivando as forças físicas do homem e continuou a ser usada na preparação do exército.

Em 1936, a ginástica entrou nos Jogos Olímpicos, com sua participação em Berlim, onde um desfile foi realizado.

Portanto, sabendo um pouco mais sobre tudo sobre ginástica história você nota a grande evolução dessa atividade física que está presente em muitos esportes e de diferentes formas na vida de todos.

Benefícios da ginástica

  • Fornece saúde geral ao corpo.
  • Ajuda na postura corporal correta.
  • Sua interação pode ajudar na timidez.
  • Melhora os movimentos do corpo.
  • Desenvolve o senso de ritmo.

Benefício para o desenvolvimento físico-psíquico

A ginástica é talvez o esporte mais exigente entre os esportes de competição de alto nível.

Um pouco diferente da ginástica praticada por idosos e pessoas mais velhas, existe a ginastica olímpica.

Nessa, o objetivo da pessoa que pratica a ginástica é mostrar exercícios acrobáticos ou combinações do mais alto nível de dificuldade, praticamente impossível para um atleta comum.

E para isso ele terá que desenvolver todas as suas capacidades físicas ao máximo, como:

– Agilidade: a execução de movimentos acrobáticos envolve grande agilidade. O ginasta deve ser capaz de dominar seu corpo com maestria e realizar movimentos rápidos e precisos.

– A velocidade perde sua eficácia se não houver poder de pular, e é aqui que a ginasta revela uma preparação ideal, alcançando alturas de até 2 metros com impulso de perna e mais de três metros ao usar o apoio manual para as mãos.

– A flexibilidade é um requisito indispensável para todo bom ginasta e deve ser desenvolvido em todas as articulações e fibras musculares, para que o ginasta seja capaz de manter posições que envolvam uma flexibilidade por algum tempo.

– Força: há posições bastante difíceis e o ginasta deve maximizar sua força muscular, mas sem ganhar peso excessivo e implicar em movimentos lentos. Portanto, isso exige uma atenção e trabalho especial para os músculos.

– Coordenação: o ginasta deve ser capaz de executar movimentos extremamente complexos, sendo essencial coordenação, agilidade e precisão.

Dessa forma, agora que você entende tudo sobre ginástica história, se você se interessou em realizar atividades para melhorar sua saúde e movimentar o corpo procure as aulas da Academia Pratique Fitness.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS