HomeAcademiaTreino de musculação na adolescência pode?

Treino de musculação na adolescência pode?

Será que o treino de musculação praticado desde a infância e na adolescência pode levar a efeitos negativos no crescimento ou até mesmo ser potencialmente prejudicial ao adolescente?

É possível que uma das questões em que há mais desinformação, especialmente nos círculos fora do mundo do fisiculturismo e musculação esportes, seja o efeito da musculação em uma idade precoce.

É evidente que um treino de musculação mal estruturado e incorretamente adaptado à capacidade física do indivíduo pode ser potencialmente prejudicial, tanto em um adulto quanto em uma criança ou adolescente.

No entanto, há sólidas evidências científicas que apontam que o treino de musculação projetado com a progressão correta de intensidade e volume, bem como com a supervisão de um profissional, pode ser potencialmente benéfico para o desenvolvimento físico e psicológico dos adolescentes.

Saiba mais sobre os efeitos do treino de musculação na adolescência

Dada a complexidade de um assunto tão intimamente ligado aos mecanismos biológicos envolvidos no desenvolvimento do corpo humano durante a puberdade e adolescência, é conveniente começar devagar em seu treino de musculação para obter bons resultados.

– Antes de entrar no assunto, é preciso lembrar que todo plano de treinamento, seja qual for a idade a que se aplique, deve ser projetado com base nas características pessoais, limitações físicas, objetivos e capacidades do sujeito.

  • No caso do treino de musculação aplicado a uma população especial, como crianças e adolescentes, a supervisão de um profissional e a correta adaptação da intensidade, volume e periodização do programa individualmente são essenciais.

– O conceito de treino de musculação em crianças e adolescentes refere-se ao levantamento de peso livre, ao uso de máquinas de isolamento adaptado ou a exercícios calistênicos em jovens entre 10 e 17 anos.

Estudos sobre treino de musculação na adolescência

Estudos indicam que o treinamento regular de musculação através de levantamento de peso é um sistema eficaz para aumentar a força e resistência muscular em crianças e adolescentes até 30% acima do seu nível normal.

– Deste modo, uma criança de 10 anos pode experimentar um progresso em sua força semelhante ao de um adulto, falando em termos relativos (porcentagem de ganho de força em relação à sua massa muscular).

  • Embora esses ganhos em termos absolutos não sejam comparáveis, uma vez que um adulto tem uma massa muscular muito maior devido ao seu desenvolvimento e equilíbrio hormonal, a perspectiva é aplicável.

– No entanto, devemos ter em mente que o ganho de força ocorre através de diferentes mecanismos biológicos, dependendo da idade do indivíduo.

  • Assim, o progresso de um pré-adolescente será principalmente devido a fatores neuronais, como o maior recrutamento de placas motoras ou o aumento na frequência de sua ativação.

Benefícios do treino de musculação

Uma vez esclarecido que os adolescentes têm o potencial de aumentar seus níveis de força através de diferentes mecanismos e como resposta a um treinamento constante adaptado às suas necessidades, é lógico perguntar quais benefícios essas adaptações trazem.

– A progressão em força trazida pelo treino de musculação na adolescência pode reduzir significativamente o risco de lesão em outras atividades esportivas.

  • Isso acontece uma vez que a maioria dos esportes envolve, em maior ou menor grau, um trabalho muscular de força e potência que pode ser desenvolvido com maior eficiência e segurança em crianças e adolescentes.

– Além disso, embora fatores genéticos determinem em grande parte o desenvolvimento do físico adulto, estudos em jovens obesos submetidos a treino de musculação relatam um aumento na mineralização óssea.

A ideia de que o treino de musculação na adolescência prejudica o crescimento do indivíduo é um dos mitos mais difundidos. Sabendo disso e através das informações acima, conte com a Pratique Fitness em qualquer idade!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS