HomeMuay ThaiTreinar Muay Thai em academia

Treinar Muay Thai em academia

Não é incomum que estudantes sérios de Muay Thai façam uma peregrinação à Tailândia para treinar e estudar. Porém, eles devem começar de algum lugar, que é geralmente o Muay Thai em academia.

Embora encontrar um instrutor qualificado de Muay Thai esteja se tornando mais fácil do que era antes, ainda é importante escolher sabiamente o instrutor e a academia.

No mínimo, o seu treinador deve ser bem informado e entusiasmado com o esporte. Uma opção de qualidade é a Academia Pratique Fitness, que auxilia você do começo ao fim de sua jornada do Muay Thai em academia.

Saiba tudo sobre o Muay Thai em academia

Tenha em mente que, enquanto o Muay Thai é uma arte marcial, não há sistema de cinturão.

– A classificação do cinto, como é vista em outras artes marciais, é considerada pelos praticantes de Muay Thai como sendo apenas uma prática ocidental.

– Os únicos “cintos” que são ganhos no esporte são semelhantes aos do boxe profissional que só são ganhos após vencer uma grande luta pelo título do campeonato.

  • No entanto, isso pode estar mudando. Assim como o taekwondo foi padronizado na Coreia e se espalhou pelo mundo, há um movimento para padronizar o Muay Thai em um esforço para aumentar a participação e a popularidade em todo o mundo, bem como dar a estrutura esportiva para alunos e instrutores.
  • Isso pode incluir a introdução da classificação do cinto junto com a certificação de instrutor. No entanto, isso ainda tem que acontecer.

O que é o Muay Thai?

O Muay Thai é o boxe tailandês e também o esporte nacional da Tailândia. Muay é pronunciado “moy” e tai é pronunciado como a palavra “tie”, gravata em inglês.

– O Muay Thai é conhecido como “a arte de oito membros”. Isso se refere aos oito pontos de contato usados, incluindo os punhos, cotovelos, joelhos e canelas.

– O Muay Thai é um esporte de combate e, como tal, é considerado uma arte marcial. No entanto, o Muay Thai moderno parece muito mais com kickboxing do que com artes marciais como taekwondo ou jiu jitsu.

O que significa Muay Thai?

A palavra “Muay” significa literalmente “combate”, embora também seja traduzida como “boxe”.

– Embora os primórdios da história e as origens desse estilo de luta não sejam claros, sabe-se que o Muay Thai começou como uma habilidade de luta de combate aproximado para uso no campo de batalha.

  • Por fim, o Muay Thai em academia também foi e é praticado como esporte.

Pessoas de todas as esferas da vida, dos plebeus ao próprio rei, gostavam de treinar e competir no Muay Thai.

– Diz a lenda que no início de 1700, o Rei Prachao Sua, conhecido como “O Rei Tigre”, gostava tanto de Muay Thai que muitas vezes se disfarçava de plebeu para poder lutar contra campeões locais em pequenas cidades e aldeias.

  • Não foi até a década de 1930 que o Muay Thai passou por grandes mudanças e começou a se parecer com o esporte como é praticado hoje, ou seja, o Muay Thai em academia.
  • As lutas anteriores ocorreram em pátios ou espaços abertos, mas agora eram realizadas em ringues de boxe. Regras e regulamentos foram codificados.
  • Rodadas temporizadas foram introduzidas. Ligações tradicionais de corda que protegiam braços e mãos foram substituídas por luvas de boxe.

Onde tradicionalmente lutadores lutavam contra alguém de qualquer tamanho, classes de peso eram introduzidas resultando em lutas mais equilibradas.

Muay Thai moderno em academia

Em 1993, a Federação Internacional de Muay Thai Amadora (IFMA) foi formada e agora inclui 130 países membros.

A organização sedia o Campeonato Mundial de IFMA e trabalha para promover o código de ética do Comitê Olímpico Internacional (COI).

– Dois anos depois, o World Muay Thai Council foi formado e é o órgão oficial do mundo para o profissional Muay Thai. A organização inclui membros de 120 países.

No final de 2016, o Muay Thai recebeu o status provisório do COI. Após três anos de status provisório, o Muay Thai pode se candidatar para se tornar um esporte olímpico oficial.

Sabendo mais sobre a história que hoje é mãe do Muay Thai em academia, entre em contato com a Academia Pratique Fitness e saiba mais sobre essa arte!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS