HomeTaekwondoTaekwondo Luta Combinada

Taekwondo Luta Combinada

O Taekwondo, é uma disciplina ou arte marcial originária da Coréia, tem um significado filosófico da palavra “do”, que significa caminho, verdade, virtude ou modo de vida. Entenda mais sobre Taekwondo luta combinada.

A palavra Taekwondo vem dos caracteres Hanja (pronuncia-se tae) significa bater com os pés, (kwon) significa bater com as mãos ou punhos, e o personagem (do) significa disciplina, arte, método ou caminho.

Portanto, essa é uma das lutas marciais que traz uma referência a um estilo de luta que usa apenas os pés, mãos e outras partes do corpo, dispensando completamente as armas. Assim, conheça tudo sobre o Taekwondo luta combinada.

Taekwondo Luta Combinada

Taekwondo luta combinada -Técnicas

Ao buscar sobre Taekwondo luta combinada, você irá entender mais sobre as técnicas desse esporte e ao contrário da crença popular, o Taekwondo não se limita a movimentos que envolvem as extremidades inferiores do corpo, como pernas, joelhos e pés.

Embora sua grande atração esteja no conjunto de chutes, essa arte também incorpora técnicas nas quais o cotovelo e a mão são utilizados.

O estudo sobre Taekwondo luta combinada investiga as técnicas classificadas de acordo com o membro do corpo utilizado, sendo as básicas:

  • A perna: também chamada Bal Kisul, são as que detalham o uso defensivo e de ataque dos chutes.
  • A mão: ou Son Kisul, que são aquelas técnicas orientadas para o conhecimento e domínio do movimento defensivo, do ataque e especial da mão.

Todas as técnicas do Taekwondo luta combinada abordam os princípios de ação e reação, a origem da força, a mecânica do movimento ou cinesiologia, potência, velocidade, respiração e Kiap – grito de guerra para acompanhar o impacto.

Taekwondo luta combinada – Chutes

Os chutes no Taekwondo são o principal mecanismo de defesa e seu objetivo será impactar o oponente em áreas como o abdômen ou as pernas para desequilibrá-lo.

Segundo a Federação Mundial de Taekwondo, esses movimentos são classificados nos chutes de Chagui – que são os básicos -, os Tuio Chagui – que são os chutes de salto incluídos – e os especiais, nos quais as duas técnicas são combinadas, conhecidas como Yosok Dongya.

– Entre o conjunto de chutes básicos, você pode identificar em uma luta o chute frontal, de lado, o circular, o chute reto, o chute para trás, o chute para baixo e entre outros.

Taekwondo Luta Combinada

Quais são as vantagens e desvantagens do treinamento de Taekwondo? É possível sofrer uma lesão?

As técnicas de alto desempenho do Taekwondo se forem realizadas de forma incorreta ou sem um pré-aquecimento, é possível causar prejuízo para as ancas ou entorses musculares, danos nos musculares, etc.

  • As extensões rápidas que são feitas com muita força e os chutes altos para os lados devem ser feitos com a perna estendida para não sofrer nenhuma lesão.

O mais importante é realizar um treinamento com a orientação de um instrutor durante a aula e que seja de forma consciente de acordo com o corpo de cada pessoa.

Assim, o Taekwondo é um esporte muito saudável, principalmente para os quadris, pois ele proporciona uma maior elasticidade e agilidade.

  • Qualquer reclamação física ou dor deve ser dita a um professor antes de iniciar o treinamento.

Para os movimentos das mãos, o treinador deve garantir que eles não sejam executados até o ponto de impacto na articulação do joelho ou cotovelo.

  • Se toda a força do impacto durante os exercícios for regularmente descarregada na articulação, isso causará dores ocasionais.

Além disso, algumas técnicas de competição, realizadas com os pés descalços, podem causar ferimentos e quebra de objetos.

Portanto, um bom treinamento do Taekwondo luta combinada dá uma clara percepção das diferenças entre as técnicas nas competições esportivas e as utilizadas no teste de quebrar objetos ou em uma situação real de combate.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS