HomeAcademiaTAEKWONDO – ENTENDA O SIGNIFICADO

TAEKWONDO – ENTENDA O SIGNIFICADO

O significado de Taekwondo é desconhecido pela esmagadora maioria das pessoas, que tem uma curiosidade latente a respeito dessa arte marcial, mas não faz ideia de como ela surgiu, e de quais são suas raízes.

Talvez você esteja nesse momento considerando iniciar a prática na sua vida, mas é possível que ainda não tenha muitas informações a seu respeito e esteja buscando saber mais, antes de dar o importante passo de se iniciar na atividade.

Assim sendo, a seguir nós vamos te contar qual o significado de Taekwondo, te explicando detalhadamente tudo que você precisa saber a respeito dessa arte marcial antes de mergulhar de cabeça em seus preceitos e princípios! Vem conferir!

Descubra o significado de Taekwondo na sua expressão

Talvez você não saiba, mas o Taekwondo só passou a ser chamado por esse nome em meados do século XX, mais precisamente em 1955. Antes disso ele era designado por outras expressões, que não apresentavam toda a sua grandeza e amplitude.

A expressão Taekwondo é coreana (assim como essa arte marcial, que surgiu no território coreano há muitos séculos), que vem da combinação de três palavras específicas: “Tae” + “Kwon” +   “Do”! Vamos então às definições de cada um desses termos:

  • “Tae” – Faz referência ao uso dos pés nessa arte marcial;
  • “Kwon” – Faz referência ao uso de braços e de punhos nessa arte marcial;
  • “Do” – Faz referência a ideia de um caminho para a perfeição;

Quando unimos tudo podemos extrair o verdadeiro significado de Taekwondo, que seria “a arte ou o caminho de usar os pés e as mãos”. Isso só mostra a amplitude dessa prática, que não se limita apenas às questões físicas, mas também busca trabalhar a mente e o espírito de seus adeptos!

O uso de faixas no Taekwondo

Agora que você já sabe o significado de Taekwondo vale a pena comentarmos o uso de faixas nessa modalidade. Nesse sentido ela acaba se parecendo muito com a maioria das artes marciais, que apoia a utilização desse advento para determinar a graduação de um guerreiro, mostrando toda a sua evolução e determinando para onde ele deveria ir!

No total são oferecidas 9 faixas aos praticantes dessa atividade, começando pela branca e terminando na preta. Cabe dizer que é competência de o mestre determinar se o aspirante está apto para ir para o grau seguinte, ou se ele deve continuar no nível em que se encontra no momento.

O uniforme pedido no Taekwondo

Não são só as faixas que devem ser utilizadas quando vai se lutar Taekwondo. Existem outros adventos que precisam ser considerados. Entre eles nós precisamos elencar…

  • O uniforme para praticar, bem específico;
  • O calçado especial para praticar (mas em alguns casos é possível praticar descalço);

De modo geral, não é difícil encontrar esses trajes e calçados, e normalmente lojas esportivas oferecem-nos sem pestanejar e sem se demorar, mas se você não encontrar com facilidade na sua região pode procurar sem problemas na internet, facilitando o seu trabalho.

A importância do Taekwondo

A arte marcial coreana foi desenvolvida em tempos de guerra, quando um dos reinos que ocupava o território em que hoje se dividem Coreia do Norte e do Sul vivia sofrendo invasões, e na tentativa de sobreviver criou um grupo de guerreiros, que a partir dessa luta se tornaram respeitados e consolidados dentro dessa sociedade.

O significado do Taekwondo vai muito além do que as palavras traduzem ou são capazes de dizer, inegavelmente. É necessário abraçar essa prática como um estilo de vida, para aproveitá-la ao máximo! Se você está em Belo Horizonte e deseja ser mais um nesse caminho clique aqui!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

Previous article
Next article
ARTIGOS RELACIONADOS