HomeAcademiaTaekwondo - Como é?

Taekwondo – Como é?

O Taekwondo é uma antiga arte marcial que possui muitas regras. Essas regras podem parecer muito impressionantes para os iniciantes, mas são mais do que possíveis de auxiliarem em seu corpo e mente.

Saber como é o funcionamento do Taekwondo é uma excelente forma de descobrir se você se encaixa ou não em seu universo!

Confira a seguir um guia rápido das regras básicas do Taekwondo para os alunos que estão começando.

Regras e pontos gerais do Taekwondo

O objetivo principal do Taekwondo é inferir golpes e chutes no seu oponente tanto quanto possível dentro das áreas alvo permitidas e de regras de conduta.

– Um concurso de Taekwondo é composto de três rodadas com duração de dois minutos cada – com pausas de um minuto entre cada rodada.

– Toda a área de competição de Taekwondo acontece em um tapete quadrado de 10 metros.

– A vitória no Taekwondo pode ser obtida – por padrão – quando um oponente é desqualificado, por mais pontos ou por nocaute.

Pontuação no Taekwondo

No Taekwondo, dois pontos são concedidos por chutes no rosto e um ponto por cada ataque legítimo ao corpo. Um ponto adicional é concedido por nocaute.

– O concurso é supervisionado por três juízes e um árbitro, e um ponto só é concedido quando um acerto é registrado ao mesmo tempo por dois ou mais juízes.

– Pontapés no corpo e na cabeça são concedidos pontos somente se eles forem feitos com a parte do pé abaixo do tornozelo.

– Golpes no corpo devem ser feitos com as juntas frontais do meio e dedos indicadores em um punho fechado para receber pontos. Socos na cabeça não são permitidos.

Taekwondo – Regras e penalidades

– As penalidades de Taekwondo são concedidas ao virar as costas para o seu adversário, empurrá-lo, fingir uma lesão, segurar e agarrar seu oponente.

– O chamado “Gam-jeom” é a ofensa mais grave no Taekwondo e resulta na remoção de um ponto.

  • O Gam-jeom inclui ataques com qualquer coisa que não seja os pés, como puxar seu oponente para o chão, ultrapassar deliberadamente a linha divisória e arremessar o oponente.

– Quando um adversário é derrubado no chão, uma contagem de 10 segundos é iniciada pelo árbitro. Um nocaute ocorre a qualquer momento em que parte do corpo de um competidor – que não o pé – toca o chão.

  • Uma contagem obrigatória de oito segundos é feita antes de o árbitro determinar se uma competição deve continuar ou não.

– Um nocaute ocorre quando um competidor é incapaz de se levantar durante uma contagem de dez segundos ou se o árbitro determinar que ele ou ela não está apto para continuar.

– Se os competidores estiverem empatados em pontos quando um combate terminar, então o competidor que tiver mais pontos antes de ser penalizado é declarado vencedor.

  • Se depois disso as pontuações estiverem niveladas, então a competição é concedida pelo juiz ao lutador que ele acha que está mais disposto a fazer ataques.
  • A única exceção às regras ocorre durante a final da competição, quando uma competição empatada entra em uma rodada de ‘morte súbita’.

Regras da competição olímpica de Taekwondo

– Uma competição olímpica de Taekwondo possui um formato de torneio de eliminação – feito para decidir as medalhas.

– Uma vez que o torneio inicial esteja concluído, dois grupos são sorteados de todos os competidores – com exceção do semifinalista – que perdeu para um dos finalistas. Então, as regras acima são aplicadas.

Sabendo como é o funcionamento do Taekwondo nas mais diferentes situações, saber se essa prática é feita para você se torna muito mais simples!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS