HomeAcademiaQuem Já Quebrou A Perna Pode Fazer Musculação?

Quem Já Quebrou A Perna Pode Fazer Musculação?

Pessoas que já quebraram algum músculo, especialmente a perna, costumam se perguntar se podem fazer musculação normalmente ou se estão impedidas de realizar essa e demais atividades físicas.

Enquanto muitos acreditam que podem piorar a sensação no local da lesão, outros têm certeza de que a musculação pode ajudar não só após a recuperação do local, mas, também, durante ela.

Saber mais sobre o assunto e contar com as informações certas podem mudar a forma como o exercício físico de levantamento de peso é visto. Entenda!

O ato de fazer musculação após quebrar a perna

É mais do que possível fazer musculação após quebrar a perna. Porém, obviamente, essa não é uma atividade indicada para o momento imediato após a lesão.

Fisioterapia, pilates e até mesmo algumas semanas de repouso são as atividades primárias recomendadas para quem busca recuperar uma área que foi lesionada – seja ela a perna ou não.

Porém, diferentemente do que muitos imaginam, um osso que já foi fraturado poderá ser, tranquilamente, submetido a exercícios feitos na academia, durante a musculação. Para isso, basta que cada caso seja respeitado em sua individualidade.

A análise de cada caso

As fraturas na perna podem ocorrer não só de diferentes maneiras – mas também em diferentes locais.

Enquanto algumas mais agressivas, como a do fêmur, podem precisar de mais tempo para garantir total recuperação, mas mais simples, como os ossos trincados, são geralmente mais rápidas de serem solucionadas após cuidado médico.

A área da lesão óssea também faz toda a diferença. Pequenos ossos do tornozelo, quando fraturados, podem causar mais dor logo após a recuperação e no início da retomada de atividades físicas do que os maiores.

Portanto, é fundamental analisar caso a caso. Ainda que a maioria das pessoas que já quebraram a perna possam fazer musculação normalmente, nem todas podem apostar em ritmos pesados de treino, especialmente no começo.

Indicação profissional

Um profissional em ortopedia é o mais recomendado para apontar qual é a quantidade ideal de exercícios físicos a serem feitos por quem já quebrou a perna.

Porém, é muito difícil que haja algum impedimento em fazer musculação. Afinal, um ambiente adequado pode até mesmo auxiliar na recuperação da fratura!

Obviamente, o cuidado do instrutor e treinador na hora de recomendar bons exercícios para você também é fundamental. Por isso, não deixe de contar com profissionais de confiança e com uma academia de qualidade ao treinar.

Mais dicas para fazer musculação após quebrar a perna

Além de analisar cada caso de maneira individual e respeitar as recomendações do ortopedista e do instrutor, há mais que pode ser feito na hora de fazer musculação já tendo passado por uma fratura. Siga as seguintes dicas:

  • Respeite o tempo de inatividade recomendado

Ficar parado e em repouso após quebrar a perna pode ser exaustivo e tedioso. Porém, é fundamental fazê-lo de acordo com a recomendação profissional.

Afinal, quanto melhor for sua recuperação, mais rápido você poderá retomar sua rotina na academia.

  • Aposte em uma alimentação que minimize problemas

Longos períodos de inatividade também podem estimular o sobrepeso. Quando estiver em repouso, não deixe de se alimentar corretamente para evitar ainda mais dor na região da perna – advinda de um maior peso a ser colocado nela.

  • Confie nos profissionais

Finalmente, analise seus limites junto aos profissionais indicados e confie em suas indicações. Eles poderão ajudar você a evoluir um pouco mais a cada dia e, enfim, poder realizar seus treinos no máximo potencial disponível!

Sabendo como fazer musculação já tendo quebrado a perna ou em seguida da lesão, não deixe de se exercitar na Academia Pratique Fitness com responsabilidade e garanta qualidade de vida para si mesmo!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS