Qual exercício fortalece a coluna?
Qual exercício fortalece a coluna?

Muitas pessoas vêm buscando exercícios para fortalecer a coluna e também para se prevenirem dos desconfortos futuros, além de investirem  em uma melhor  qualidade de vida , independentemente da idade. 

Afinal, sentir dor na coluna é muito comum, uma vez que acabamos levantando peso de modo desatento e também mantemos uma má postura durante a execução das tarefas do cotidiano. 

Por isso, veja nesse artigo 3 exercícios para você se precaver e manter a saúde em dia. Confira!

Exercícios para fortalecer a coluna

Ao praticar os exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, principalmente para a região das costas e abdome, além de proporcionar bem-estar, isso contribui para melhorar a saúde de modo geral. Veja quais exercícios você pode fazer:

1- Prancha abdominal

Esse tipo de exercício é perfeito, pois trabalha com a contração muscular, o que cria mais resistência para o corpo e também fortalece toda a região do abdome, que é a área responsável por sustentar o corpo. 

Para realizar esse exercício é muito simples, basta deitar primeiro com a barriga para baixo e, depois apoiar o antebraço no piso, é preciso estar reto com os ombros. 

Depois, erga todo o tronco, ficando sempre com a ponta dos pés. O tronco precisa estar sempre esticado horizontalmente, para contrair toda a musculatura do abdome. 

Qual exercício fortalece a coluna?
Qual exercício fortalece a coluna?

A posição precisa ser mantida por 30 segundos e descansar por 2 segundos. É necessário repetir por 3 vezes pelo menos. Conforme você for adquirindo resistência, aumente o tempo de elevação, sempre de 10 segundos por vez. 

2- Fortalecer a coluna com extensão de tronco

A extensão de tronco é ótima para fortalecer a coluna, pois é um exercício de alongamento que consegue diminuir a tensão muscular, além de melhorar toda a flexibilidade. Além disso, a extensão consegue diminuir de modo significativo a tensão muscular que acabamos acumulando no dia a dia. 

Para realizar o alongamento, basta se deitar de barriga para baixo, esticar as pernas para trás e apoiar as palmas das mãos no piso, além de erguer o tronco. A cabeça deve ser mantida sempre para a frente. É necessário ficar atento se as mãos estão realmente na mesma direção dos ombros. 

Qual exercício fortalece a coluna?
Qual exercício fortalece a coluna?

Fique nesta posição por 30 segundos, descanse e depois volte a repetir o movimento por 3 vezes. 

3- Elevação pélvica

Existem níveis e formas de executar esse exercício para fortalecer a coluna. Portanto, a maneira mais fácil é se deitar com a barriga para cima, os braços precisam estar esticados junto com o corpo, os joelhos devem estar dobrados e os pés firmes no chão. 

Agora, é necessário levantar o quadril rumo ao teto, sempre contraindo o abdômen e os glúteos. A posição deve ser mantida por 5 segundos. O movimento deve-se repetir por 15 vezes, descansando 1 minuto, com duas séries. 

Gostou das nossas dicas para fortalecer a coluna? Então, entre em contato com uma Unidade da Pratique e comece imediatamente os seus treinos de fortalecimento! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here