Qual a importância da proteína para os treinos
Qual a importância da proteína para os treinos

Muitas pessoas, com certeza, já pararam para se questionar se estão consumindo a quantidade correta que o corpo precisa de proteína para os treinos

As proteínas estão presentes nos tecidos e células do nosso organismo. Portanto, elas precisam ser consumidas de maneira correta, já que são hormônios, enzimas, agentes protetores e também possuem ação anti-infecciosa que regulam as reações químicas do organismo. 

Além disso, as proteínas são de extrema importância para a reparação de tecidos e o crescimento do músculo. 

Função importante da proteína para os treinos

O consumo de proteína para os treinos é de extrema importância, mas não pode ser digerido com excesso. Então, se ingerir um valor baixo de proteína, acaba impedindo a recuperação correta do corpo após as atividades físicas. 

Sem contar que as proteínas auxiliam na reposição das reservas de glicogênio no fígado e nos músculos, que são muito utilizadas durante todo o treino. Portanto, a ingestão da proteína precisa ser junto com alimentos que são ricos em carboidratos. 

A associação da proteína com carboidrato é de extrema importância para que o organismo consiga se recuperar do treino, pois repõe os aminoácidos essenciais e o glicogênio muscular. 

Além disso, uma das funções da proteína é gerar mais energia para o corpo. Sendo assim, a proteína é de extrema importância para reparar os tecidos. Caso os esportistas acabem ingerindo pouca quantidade de proteína, a boa recuperação dos treinos é impedida por falta dos alimentos. 

Qual a importância da proteína para os treinos
Qual a importância da proteína para os treinos

É necessário deixar claro que o excesso de proteína não resulta na melhor performance, como ganho de força e massa muscular, como a maioria das pessoas pensam. 

Segundo os nutricionistas, as proteínas divididas em vegetal e animal, que são compostas por 20 aminoácidos, nove deles não são feitas pelo organismo e aí que uma boa alimentação entra. 

A importância da proteína antes do treino

Muitos estudos apontam que o consumo de proteína para os treinos, principalmente quando ingerida antes, melhora a performance atlética. 

Desse modo, o consumo de proteína antes das atividades ajuda a aumentar a síntese de proteína dos músculos. Veja os benefícios da ingestão de proteína: 

  • Aumento de massa muscular e melhora na resposta metabólica;
  • Recuperação dos músculos;
  • Aumenta a massa corporal magra e a força;
  • Aumenta o desempenho muscular. 

Vida saudável com proteína

Qual a importância da proteína para os treinos
Qual a importância da proteína para os treinos

Proteína para os treinos ajuda a obter mais resultados. Além disso, todas as pessoas precisam consumir proteína para garantir melhor qualidade de vida e longevidade. 

Ingerir os alimentos no tempo certo e de maneira correta antes do treino ajuda a aumentar os efeitos. Gordura, proteína e carboidrato fazem parte de uma dieta equilibrada e saudável que ajuda a alcançar todos os objetivos. 

Lembre-se de não se descuidar dos líquidos, antes, durante e depois dos treinos, eles ajudam o corpo a manter um bom desempenho durante os treinos. O que torna essencial para ter um ótimo funcionamento. 

Gostou do nosso post? Que tal ter mais informações sobre alimentos? Então, entre em contato com uma Nutricionista da Pratique e inicie agora mesmo uma dieta equilibrada. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here