HomeNataçãoProteção a pele do bebê na natação

Proteção a pele do bebê na natação

Ao colocar seu bebê na natação tenha em mente que, embora a área da piscina possa ser coberta (evitando também contato com chuvas e ventos), o uso de filtro solar é necessário até mesmo dentro de casa.

Muito se sabe que a exposição ao sol apesar de ser extremamente importante para a saúde, quando em excesso pode desenvolver lesões malignas, queimaduras solares, envelhecimento precoce e maiores chances de incidência do câncer de pele.

São riscos que a pele delicada dos bebês corre em dobro por serem mais finas.

Entenda qual o filtro recomendado para proteger a pele do bebê na natação

Dado o lembrete dos cuidados a serem tomados com a pele desde o início da vida, fica a incerteza de muitos pais sobre qual o melhor filtro solar usar nos filhos.

Como sabemos que a pele do bebê ainda é muito sensível nos primeiros meses de vida (podendo absorver mais o produto e gerar alergias), os pediatras aconselham o uso de protetores solares a partir dos 6 meses, dando enfoque nos filtros baby que contém pequenas partículas de mineral, de modo que refletem os raios ultravioletas atuando como uma barreira física, ao mesmo tempo que não irrita a pele.

Após os 2 anos de idade os especialistas indicam protetores Kids e infantis, que misturam filtros de duas categorias: químicos e físicos. Abaixo, explicamos melhor como age cada um.

  • Filtros químicos – as substâncias contidas nos filtros químicos impedem que os raios UV atravessem a pele, e simultaneamente não prejudicam a mesma. Eles absorvem a energia dos raios e impedem queimaduras, e além disso, são bem fáceis de passar porque a pele absorve melhor.
  • Filtros físicos – já os físicos não são retidos pela epiderme e são compostos por componentes naturais, portanto, considerados hipoalérgicos. Protegem contra as queimaduras (raios UVB) e o envelhecimento da pele (raios UVA).

Especificando os filtros solares

Ainda em dúvida sobre qual o melhor filtro para garantir a proteção de seu bebê nas aulas de natação? A gente te ajuda falando mais um pouquinho sobre tudo o que você precisa saber antes de comprar um protetor solar. Para as crianças, existem no mercado filtros baby, Kids e infantil. Conheça mais:

  • Exclusivamente para os mais pequeninos, a linha baby em sua maioria contém somente protetores físicos, onde o único empecilho está no momento de espalhar o produto no corpo devido a textura, deixando a pele com aquele aspecto esbranquiçado. O ponto mais positivo é que são hipoalérgicos, portanto não provoca reações alérgicas.
  • As linhas Kids e infantil costumam conter a mistura dos filtros químicos e físicos. Em ambos os casos, os pediatras salientam que é válido fazer o teste de alergia no antebraço para evitar maiores problemas.

Também é importante ressaltar que os adultos podem usar protetor solar infantil à vontade, mas as crianças não devem passar bloqueadores de uso adulto! Eles precisam de cuidados especiais por não terem as mesmas defesas que nós.

Afinal, qual fator devemos utilizar nos bebês para a natação?

Há quem diga que o FPS 30 aplicado em grossa camada seja o suficiente, outras opiniões profissionais alegam que seja ideal um fator 40, independente do tom de pele.

Em crianças com peles mais claras e vulneráveis, a sugestão é utilizar o FPS 50 para que os raios solares não agridam a epiderme.

O correto é aplicar 30 minutos antes de sair de casa e reaplicar após a imersão com a água, inclusive em dias nublados.

Uma boa tática para acostumar seu filho a sempre usar o protetor solar, é passa-lo em você mesmo na frente dele para dar o exemplo.

Tipos de protetor solar

Na hora da escolha do filtro solar, os pais devem prestar atenção se o produto bloqueia tanto os raios UVA quanto os UVB, e se são de fato para uso infantil. Verifique se o produto a ser adquirido leva o selo da ANVISA, e prefira as fórmulas resistentes à água.

Evite aqueles formulados com álcool e livre de parabenos e certifique-se que tenha sido dermatologicamente testado.

O mais adequado é obter o filtro em forma de creme, posto que os sprays podem ser inalados pela criança e não dão controle o bastante na ocasião de espalhar pelo corpo.

Cuide bem da pele de seu bebê nas aulas de natação e guarde boas memórias dessa fase única!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS