A obesidade x academia é uma questão que envolve muitos mitos e verdades que na maioria das vezes, as pessoas se confundem e acabam acreditando em fatos que não existem.

Além disso, o mundo fitness está cheio de preconceito e ideias que podem moldar a maneira como é visto. Porém, são sempre suposições negativas que alimentam mitos que podem dar má reputação para determinados assuntos.

Não é à toa que isso pode ser bastante frustrante para os profissionais da área, pois esses mitos impedem que eles de atinjam seus objetivos.

Portanto, conheça alguns mitos e verdades que são bastante populares entre o meio da academia e o assunto da obesidade.

Maiores mitos do exercício: Obesidade x academia – Alongamento antes do exercício

Ao frequentar uma academia é comum notar várias pessoas realizando alongamentos antes do exercício, mas na verdade essa não é a melhor coisa a ser feita.

Antes de exercitar-se, o objetivo é aumentar lentamente a frequência cardíaca, a fim de preparar o corpo para os exercícios mais difíceis que virão.

No entanto, muitas pessoas mantêm atividades mais simples e paradas que não aumentam a frequência cardíaca de maneira eficaz. Portanto, os alongamentos são ótimos para esfriar desde que sejam feitos no final da atividade física.

A frase “no pain, no gain” – Sem dor, sem ganho

Essa frase ficou famosa há alguns anos no mundo fitness e a maioria das pessoas conhece ela, mas sua prática é um grande equívoco.

Afinal, ninguém precisa se esforçar a ponto de não conseguir se mover no dia seguinte – isso só irá fazer com que uma pessoa se sente mal e impedirá ela de se exercitar mais vezes com eficácia durante a semana.

  • Isso provavelmente reduzirá o ganho muscular e aumentará a dor no corpo.

Os especialistas da área da saúde afirmam que toda a dor nos exercícios significa que houve uma quantidade significativa de pressão aplicada ao tecido, assim, não é preciso ficar dolorido para obter um treino eficiente.

É possível perder peso em uma área específica do corpo

Essa informação do título não é verdade. Ao realizar qualquer atividade física, qualquer pessoa perderá peso pelo gordo todo.

  • Isso ocorre porque as células adiposas estão distribuídas por todo o corpo, por isso faz sentido que uma atividade física faça isso.

É por isso que nos casos de pessoas obesas, elas conseguem perder peso em todo o corpo, melhorando sua condição física no geral.

Se uma pessoa não se exercita todos os dias, não valerá a pena

Sempre valerá a pena se exercitar e a cada momento que uma pessoa faz isso, ela não irá melhorar sua aptidão cada vez mais, embora seja importante se manter ativa nos exercícios durante a semana.

Exercitar-se todos os dias, especialmente o caso de uma pessoa que trabalha, pode ser um compromisso considerável. Portanto, procure organizar a rotina e planejar seus horários de academia durante sua semana.

Velho demais para começar a se exercitar 

Uma pessoa nunca é velha demais para começar a se exercitar e manter um estilo de vida saudável dentro de suas capacidades.

Isso significa que independentemente se uma pessoa faz uma caminhada rápida a cada poucos dias ou decide treinar duro para uma maratona ela nunca está velha demais para começar.

Nunca é tarde para seguir um estilo de vida mais saudável e se sentir bem melhor com uma academia durante a semana. Porém, é importante sempre contar com um profissional disponível para ajudar a entender seus limites e os aparelhos.

Sendo assim, ao compreender alguns mitos e verdades sobre obesidade x academia, conte com a Pratique Fitness para dar início a suas atividades físicas para garantir ainda mais saúde para seu corpo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here