O que são pesos livres e qual sua utilização nos treinos

0
623

Você quer ter ossos saudáveis, ideais para uma ótima performance nos treinos? A fórmula é bem simples: alimente-se da forma correta, pratique atividades físicas e tome sol. Essas atitudes garantirão para você um bom nível de vitamina D.

No texto a seguir, vamos mostrar as principais vantagens de consumir a vitamina D, que é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Não deixe de conferir!

Vitamina D para quem treina

A vitamina D é fundamental para os praticantes de academia, uma vez que, devido aos seus componentes, ela funciona até mesmo como um anabolizante natural. Quando o corpo humano recebe a vitamina D, acontece uma ativação dos genes que, consequentemente, maximiza a força e o crescimento muscular.

Fundamental para o sistema imunológico

A deficiência dessa vitamina pode favorecer certas doenças e um sistema imunológico prejudicado causa indisposição, afetando diretamente na qualidade do treinamento.

Deficiência de vitamina D causa acúmulo de gordura nos músculos

Quem treina com frequência deseja ganhar massa muscular magra, porém quem tem baixo teor de vitamina D, tem grandes chances de acumular gordura até mesmo dentro dos músculos.

Testosterona

Quem deseja ter hipertrofia muscular sabe que a testosterona está entre os principais hormônios e a vitamina D é fundamental nesse processo.

Melhora no funcionamento neuromuscular

Indivíduos que tem falta de vitamina D no organismo tendem a ter menos força e maior probabilidade de perder massa muscular.

Quais são as principais fontes de vitamina D?

A principal fonte de vitamina D é o sol, sendo que o ideal é a exposição entre 15 e 20 minutos diariamente, preferivelmente antes das 10 horas da manhã, sem necessidade de utilizar protetor solar, pois ele pode impedir a produção do nutriente para a pele. Além do sol, você pode encontrá-la no salmão, atum, gemas de ovos, em alguns tipos de iogurtes e leites.

Principais sintomas da falta de vitamina D

A vitamina D é fundamental no tratamento de doenças reumáticas, diabetes e alguns tipos de leucemia. A falta dela pode acarretar em doenças, como dor nos ossos, raquitismo nas crianças e cansaço excessivo. Além disso, a ausência da vitamina pode trazer:

– Falta de equilíbrio;
– Fraqueza muscular;
– Diminuição do fósforo e do cálcio no sangue;
– Tetania;
– Inquietação;
– Suor excessivo;
– Anorexia.

Principais benefícios da Vitamina D

  1. Prevenção da calvície e queda de cabelo – Essa vitamina fortalece o couro cabeludo, ajudando então na resistência do cabelo.
  2. Prevenção e controle de diabetes – A vitamina D produz renina e contribui para a boa cicatrização dos ferimentos. Além disso, ela induz a produção da insulina pelo pâncreas.
  3. Proteção do coração – Esse componente ajuda no controle das contrações do músculo cardíaco, auxiliando no bombeamento do sangue para o corpo. Além disso, proporciona um relaxamento dos vasos sanguíneos e regula a pressão arterial.
  4. Segurança na gravidez – A vitamina D é uma importante aliada das grávidas, já que atua no sistema imunológico, prevenindo doenças e ainda evitando que o bebê apresente autismo.

E você, tem o costume de tomar sol ou de ingerir alimentos que contêm vitamina D? Deixe-nos um comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here