O que é aula de ritmos?

0
131

A aula de ritmos é um tipo de aula de ginástica em grupo que incorpora diferentes formas de dança. É um treino aeróbico, dividido em diferentes níveis e intensidades.

A intensidade geral de uma turma varia dependendo do estilo que está sendo feito.

As aulas de ritmos oferecem um ambiente descontraído onde você pode realmente deixar suas inibições, aprender alguns novos movimentos e conhecer algumas pessoas fantásticas ao longo do caminho.

Por que a aula de ritmos é uma boa opção?

A música e a dança são grandes aliviadores de estresse e podem ajudar a aumentar sua confiança. Além disso, a aula de ritmos pode te introduzir a alguns movimentos que você pode usar para arrasar na pista de dança.

Dependendo da intensidade da aula, também pode ser uma ótima maneira de estimular seu sistema cardiorrespiratório e manter seu pulmão e coração saudáveis. Outros benefícios que podemos listar são:

  • Aumento da força

Ao dançar na aula de ritmos, você repete o movimento várias vezes, trabalhando os mesmos grupos musculares e esse movimento repetitivo acaba ajudando a fortalecer esses músculos e tonificá-los.

  • Maior flexibilidade.

Qualquer tipo de dança tende a aumentar a flexibilidade, especialmente a aula de ritmos, já que você normalmente utiliza todos os músculos do corpo e deve utilizar a máxima amplitude em cada movimento.

  • Melhor coordenação.

Movimentos de dança ensinam grupos musculares diferentes a trabalharem juntos, isso inclui aqueles que nem sempre usamos na atividade cotidiana, o que definitivamente pode ajudá-lo a conquistar uma maior coordenação.

Aula de ritmos e bem-estar geral

Estudos tem demonstrado que a dança é eficaz no combate as demências e doenças da idade, como Alzheimer, pois além do físico, elas trabalham mentalmente.

Enquanto seu corpo está em movimento na aula de ritmos, você está trabalhando para lembrar a coreografia, o que estimula o cérebro e melhora sua memória.

Dançar queimará calorias, aumentará sua energia, melhorará sua circulação e tonificará os músculos, o que, por sua vez, aumentará a força, a resistência e a flexibilidade.

No entanto, como com qualquer treino, você precisa se dedicar e possuir uma boa frequência. Tente ir a aula de ritmos pelo menos 3 vezes na semana, para garantir que terá todos os benefícios que ela pode proporcionar.

Dançar pode ser muito divertido e pode elevar o seu humor, liberando serotonina, o que auxilia na perda de peso e na sensação de bem-estar.

Além disso, pode ajudar a aliviar a tensão e o estresse, e amenizar as preocupações do cotidiano.

O mais legal é que a aula de ritmos não tem a ver com executar passos de dança om perfeição e sim com se movimentar. Se você estiver se movendo no ritmo da música, já colherá os benefícios.

O grande diferencial da aula de ritmos é que ela é muito mais imersiva e cativante do que contar repetições e sets ou manter o controle de quanto tempo você ainda tem na esteira.

O sentimento de festa e de alta energia das classes faz com que seja fácil esquecer tudo o que está acontecendo em sua vida e apenas se concentrar na dança.

Dicas para iniciantes

Resista ao desejo de se esconder atrás da sala – você quer ter uma visão clara do seu instrutor para poder realizar os passos. Mesmo que você esteja tímido, tenha em mente que errar alguns passos é normal.

Além disso, ninguém está ali para julgá-lo e todos estarão concentrados em seus próprios movimentos. Leve consigo uma garrafa de água, uma toalhinha para o suor e muita disposição.

A aula de ritmos é um treino fora do tradicional e que pode agradar diferentes faixas etárias. Experimente você também!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here