Ao falar em treinamento funcional pensamos que são apenas exercícios de adultos, mas também as crianças podem fazer funcional para melhorar o condicionamento físico.

O treinamento funcional é todo programa e série de exercícios que tem como função melhorar o desempenho das atividades da rotina diária com autonomia e eficiência. A maioria dos exercícios são realizados através de movimentos que já estamos acostumados, como abaixar, correr e pular.

As crianças podem fazer funcional para se exercitar durante a pandemia

Com a pandemia, as crianças não estão tendo aulas e acabam ficando muito tempo sem gastar energia, passando seus momentos com vídeo games, TV e celulares.

As crianças são muito ativas, geralmente, o fato delas ficarem paradas, sem gastar energia, acaba deixando elas estressadas e irritadas. Uma forma de combater isso é por os pequenos para se exercitar!

E a boa noticia é que as crianças podem fazer funcional, é uma excelente opção para gastar a energia acumulada e se distrair. As crianças se movimentam, divertem e ainda tem todos os benefícios que os exercícios proporcionam para a saúde.

Benefícios dos treinos funcionais para crianças

As crianças que tem o hábito de praticar atividades físicas conseguem ter mais disciplina, foco e atenção, os exercícios melhoram as funções cognitivas, é extremamente benéfico para a memória, principalmente nessa fase.

Algumas pesquisas demonstram que crianças que fazem atividades físicas tem impacto no rendimento escolar.

Outro benefício muito importante é que os treinos ajudam a prevenir a obesidade infantil, uma doença muito comum atualmente. A obesidade infantil pode causar uma série de doenças como o aumento da pressão arterial, doenças ortopédicas, colesterol alto entre outros.

Os exercícios funcionais ajudam a criança a desenvolver coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade. Também ajuda a criança ficar mais ágil. Os treinos são bem dinâmicos e as atividades são progressivas, ou seja o aluno vai progredindo de acordo com o aumento de sua capacidade.

Se o treino tiver algum objetivo especifico ele pode ser feito com um personal, são feitos com pouca carga baseados em movimentos funcionais, as crianças ganham muita consciência corporal e passam a aprender a respeitar os limites do corpo.

Os treinos funcionais para criança envolvem movimentos de puxar, rolar, escalar, puxar, agachamento, salto e brincadeiras com bolas, de maneira bem lúdica, a fim de entreter as crianças e aprimorar as habilidades motoras fundamentais.

Acostumar as crianças desde cedo a fazer atividades evita o sedentarismo na adolescência e na vida adulta, que é um comportamento que leva ao sobrepeso, aumento de pressão, aparecimento do diabetes e até a depressão.

Cuidados para os treinos das crianças

O primeiro cuidado necessário é as condições de saúde da criança, em caso de alguma limitação é bom procurar um médico.

Depois é necessário verificar se a criança realmente gosta desse tipo de modalidade, as escolhas delas devem ser ouvidas, não adianta fazer uma atividade que não gosta, pode não trazer bons resultados e ainda deixar a criança estressada por fazer algo que não quer.

Os treinos para crianças são diferentes dos treinos para adultos, pois são atividades mais leves para não sobrecarrega-los.

Também é fundamental procurar por um local que seja de confiança e seja preparado para trabalhar com crianças, que tenha estrutura adequada e profissionais capacitados.

A Pratique Fitness é a melhor academia de Belo Horizonte e região, possui excelente estrutura e profissionais preparados para dar o suporte necessário durante as atividades realizadas nas aulas.

Nessa pandemia, as crianças podem fazer funcional para se exercitarem e gastar a energia acumulada para aliviar o estresse de ficar sem fazer nada, ou só no celular.

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