HomeNataçãoNatação para idosos - Por que fazer?

Natação para idosos – Por que fazer?

Se faz necessária ao longo de toda a vida a prática regular de exercícios físicos. Somente dessa forma, é possível deter saúde e bem-estar em qualquer fase da vida.

Ao nadar, muitos idosos percebem melhorias físicas e mentais, o que faz com que este esporte figure entre os mais procurados pela terceira idade. Além do fato, é claro, dessa atividade física ser a mais recomendada pelos geriatras.

Outro fator que conta a favor da natação para idosos é o seu baixo impacto, ou seja, sem a ação da gravidade é possível evitar danos e lesões que são comuns nas atividades físicas em terra.

Saiba que independente da sua faixa etária, a natação segue sendo uma das atividades físicas mais completas. E por isso, continua sendo uma das práticas esportivas mais recomendadas pelos médicos.

No entanto, se você possui uma idade mais avançada é preciso que a prática dessa atividade seja combinada com o acompanhamento de profissionais experientes, para evitar possíveis riscos à sua saúde.

Benefícios da Natação para idosos

Selecionamos 5 vantagens que a natação para idosos pode prover na vida dos seus praticantes, e confira também, o porquê essa atividade deve se tornar um hábito da terceira idade.

#1 Proteção das articulações

O corpo sofre menos impacto da gravidade dentro da água, pois seu peso total é diminuído, evitando a sobrecarga nas articulações. Quando comparada com outros esportes, a natação dos idosos se destaca em vantagens.

É justamente devido ao fato das articulações ficarem mais frágeis na terceira idade, que sua prática é tão recomendada pelos especialistas. Apesar da natação trabalhar o fortalecimento da estrutura dos membros do corpo, a atividade não apresenta danos às articulações.

#2 Melhora no condicionamento físico dos idosos

A capacidade que o seu corpo tem de resistir e reagir às tarefas propostas a ele no decorrer do dia a dia, ganha o nome de condicionamento físico. E a natação pode proporcionar verdadeiros benefícios nesses termos, pois melhora a sua preparação para essas atividades.

Por isso as atividades físicas são tão importantes, pois seu foco de desenvolvimento são os vasos sanguíneos, pulmões e coração. Assim, o ato de nadar aumenta a resistência, fazendo com que o corpo leve mais tempo para chegar à sensação de cansaço.

#3 Estimulação da interação social

É comum na terceira idade, os idosos sentirem o peso dos anos nas suas relações pessoais. Mas a natação também pode ser muito eficiente também no combate a solidão.

Muitos praticantes do esporte relatam que o vínculo criado com o grupo (colegas, professores e instrutores) é beneficial as suas vidas, e trazem uma nova cor às suas rotinas.

#4 Melhora na capacidade respiratória

O desenvolvimento da capacidade respiratória é uma consequência natural às práticas esportivas. No entanto, a natação trabalha a capacidade respiratória do corpo humano em um ritmo de menor impacto.

Sendo assim, é por isso que a natação é a atividade mais segura, e consequentemente, a mais recomendada para os idosos. Pois sua prática apresenta um risco menor quando comparada às práticas como corrida e musculação, por exemplo.

#5. Melhora na autoestima

Por último, a melhora da autoestima e do bom humor foi um dos benefícios mais sensíveis aos idosos. Pois ao conseguirem desenvolver um novo hábito, saudável e prazeroso há a sensação de superação e a autoestima é renovada.

Agora você já conhece os principais benefícios que a natação para idosos pode prover em suas vidas. Então, o que está esperando para começar?

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

Previous article
Next article
ARTIGOS RELACIONADOS