natação para deficientes físicos

<

A natação para deficientes físicos traz diversos benefícios. Esse esporte é o mais popular no mundo todo, seja pelo seu lazer ou pelo alto rendimento. 

Existem diversas classificações esse esporte e também várias divisões de prova, ao todo, são três classes distintas, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CBC), que são S (nado livre, borboleta e costas), SB (nado peito) e SM (nado medley). 

Depois disso, as provas passaram a ser divididas conforme o comprometimento visual ou físico de cada praticante ou atleta. Portanto, quanto maior o grau do comprometimento do atleta, menor será o número da classe. 

Natação para deficientes físicos

A natação para deficientes físicos é dividida em classes de 1 a 10, dependendo muito da limitação de cada pessoa. Para os atletas que possuem deficiência visual, vai de 11 a 13. E para as pessoas com deficiências intelectuais, a classe é a 14.

As regras para a natação para deficientes físicos são muito parecidas com a olímpica. Durante toda a prova, o árbitro fiscaliza os estilos estão sendo respeitados e também o número de viradas e voltas são executadas da maneira correta. Portanto, se houver irregularidade, o atleta está desclassificado. 

natação

A única diferença nessa modalidade é que conforme a deficiência do atleta, ele pode solicitar ajuda de alguém da equipe para ajudar a entrar e sair da água. 

Além disso, os atletas das classes S1, S2 e S3 podem deixar o(s) pé(s) encostado(s) na parede até que se inicie a prova. 

Benefícios da natação para deficientes físicos 

A natação para deficientes físicos traz diversos benefícios para os praticantes ou atletas. Os movimentos embaixo da água são mais fáceis, proporcionando sensação de liberdade, relaxamento dos músculos e independência. 

O exercício físico também consegue promover mais consistência corporal.  Sem contar que esse esporte tem um papel super importante na melhora de resistência respiratória e cardíaca, já que fortalece a musculatura abdominal e intercostal, além de beneficiar a circulação sanguínea. 

De modo geral, a natação é indicada para todas as pessoas, sejam elas com deficiência física ou intelectual, como o autismo. A prática desse esporte auxilia na socialização e autoconfiança. Trabalha aspectos como afetividade e a criatividade. 

nadar

A natação também ajuda a organizar o espaço de tempo, que é uma das dificuldades da pessoa com autismo. 

Desse modo, fica claro porque a natação é um esporte muito popular. Para começar a praticar não precisa ter uma idade específica, mas é de extrema importância ter um profissional capacitado para atender todos os alunos, principalmente os que apresentam deficiência. 

Gostou de todas as informações de natação para deficientes físicos? Então, não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo com alguma unidade da Pratique e inicie esse esporte maravilhoso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here