HomeNataçãoNatação infantil: a partir de que idade?

Natação infantil: a partir de que idade?

 

A natação é um esporte com inúmeros benefícios, reconhecidos por especialistas e pediatras, considerado um dos esportes mais completos. A criança com conhecimentos sobre a natação consegue evitar afogamentos na água. No entanto, existem contradições sobre a natação infantil e a idade certa para iniciar.

Os pais podem levar o bebê a natação, mas para isso é necessário ter alguns cuidados importantes, e saber quais os benefícios a natação infantil proporciona.

A ​Academia Pratique Fitness​ separou as principais dúvidas que os pais possuem sobre a natação infantil.

Natação infantil a partir de que idade?

Não existe uma regra sobre a idade adequada para que as crianças participem de aulas de natação. Muitos especialistas relatam que, a partir do primeiro mês o bebê já está pronto para aprender a flutuar, e só após quatro anos, que o desenvolvimento motor é suficiente para nadar.

É importante destacar que a água não machuca e mantém o peso da criança, permitindo que se mova. Além de, proporcionar uma sensação agradável de reconhecer o próprio corpo, objetos e o espaço. A natação é um esporte completo, ajuda com que a criança conquiste a independência, estimulam a inteligência e o ganho de habilidades, e o melhor, é visto por eles como uma diversão.

Sabemos que a criança não possui um desenvolvimento motor suficiente para realizar muitos esportes, e a natação além de acessível é apropriado para qualquer idade. Quanto mais cedo a criança ter contato com a água, menos medo ela terá, e a adaptação será mais fácil, facilitando o aprendizado. A adaptação de bebês menores de um ano de idade, é mais rápida do que para crianças mais velhas, que desenvolveram algum medo da água.

Natação infantil – Benefícios

A natação proporciona inúmeros benefícios, entre eles: desenvolvimento físico e intelectual, socialização, benefícios cognitivos, e muito mais. Apesar da criança ter menos que quatro ou cinco anos, e não poder aprender a nadar, o contato dela com a água irá ajudar a se familiarizar, e não ter medo do ambiente aquático, algo que oferece futuras habilidades.

De acordo com um estudo realizado recentemente, além dos benefícios para o desenvolvimento psicomotor das crianças que têm contato com água desde bem pequenas, existem outras vantagens, tais como:

  • Conquistar coordenação motora
  • Aumentar a resistência
  • Relaxar a criança
  • Melhora do apetite
  • Exercitar todo o corpo
  • Estimular o desenvolvimento físico, intelectual, social e cognitivo.

 

Uma das principais buscas realizadas: “natação infantil a partir de que idade?” Em geral, é recomendado que espere o sistema imunológico do bebê se desenvolver, aproximadamente seis meses, para evitar possíveis resfriados e infecções. Embora, muitos especialistas defenderem a ideia do recém nascido ter contato quase que imediato com a água. Vale lembrar que o bebê ainda não aprende a nadar, mas ele pode criar uma intimidade maior com a água e, no futuro, aprender a nadar sem nenhuma insegurança.  Com quatro ou cinco anos de idade, as crianças possuem a capacidade de conduzir os movimentos adequados para conseguirem a nadar.

Indicamos que faça visitas em aulas de natação, converse com os instrutores e pergunte se seu filho pode iniciar as aulas.

 

 

 

 

 

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS