HomeAcademia Pratique FitnessNatação Ajuda Aliviar As Dores Na Coluna?

Natação Ajuda Aliviar As Dores Na Coluna?

A natação é um esporte dinâmico, e cada vez mais pessoas estão se rendendo a seus benefícios, que são vários! Porém, uma das dúvidas mais frequentes, é se a natação ajuda aliviar as dores na coluna ou isso é um grande mito.

As dores na coluna são uma realidade para a grande parte dos Brasileiros, seja por problemas como a escoliose, lordose, ou a má postura. Pessoas que trabalham sentadas, ou fazendo movimentos muito repetitivos também podem acabar sofrendo com essa dor, que diminui diretamente a qualidade de vida.

Será que a natação pode ser a solução para esses problemas? Nós vamos descobrir se a Natação Ajuda Aliviar As Dores Na Coluna de verdade, ou isso é apenas um mito.

Natação Ajuda Aliviar As Dores Na Coluna: Mito ou verdade?

Sim, a natação pode ser muito benéfica quando o assunto são dores na coluna, principalmente para quem sofre dessas dores por consequência de uma má postura ao longo do dia. Muitos médicos e fisioterapeutas já indicam a natação e hidroginástica como tratamento.

Isso acontece, pois, a natação é um exercício de baixo impacto, o que quer dizer que não vai causar nenhum tipo de estresse a coluna cervical. Além disso, a água é uma grande aliada para causar o relaxamento dos músculos, o que também pode contribuir para a diminuição da dor.

Então sim, a natação ajuda a aliviar as dores na coluna, e isso não é um mito. Porém, é importante lembrar que os motivos pelo qual essa dor se apresenta devem ser consultados primeiramente por um médico especialista.

  • Outros benefícios da natação

Se você sofre com dores intensas na coluna, e está avaliando a natação como tratamento, nós temos que te falar que a natação ajuda a aliviar as dores na coluna, mas não somente isso, ela também pode te proporcionar vários outros benefícios, como veremos a seguir.

  • Tonificar os músculos

Além de te ajudar na dor, a natação é um ótimo exercício para quem deseja tonificar os músculos, e ter um crescimento de massa magra. Os músculos da região da coluna são diretamente afetados, o que garante uma maior proteção para essa região, e consequentemente uma melhora na postura ao longo do dia.

  • Coordenação motora

Outro benéfico desse esporte, é como ele pode agir positivamente sobre a coordenação motora. Com os movimentos das diferentes modalidades de nado, você vai sentir uma melhora significativa já nas primeiras aulas.

  • Redução de asma e alergias

A natação é um exercício que demanda um controle total sobre a respiração, e assim estimula os pulmões positivamente, sendo uma ótima opção para quem deseja ter um tratamento contra asmas e alergias respiratórias, como a bronquite.

  • Equilibra os níveis de colesterol

Quem sofre desse problema, sabe que as soluções se limitam ao uso de medicamentos, que podem apresentar vários sintomas colaterais. A natação estimula o sistema endócrino, e age diretamente no endotélio, a tornando mais flexível e saudável.

  • Emagrece!

É preciso saber que o acumulo de gordura e problemas de controle de peso também podem contribuir negativamente na curvatura de sua coluna, e como consequências, vem as dores. A natação auxilia na perca de peso, sendo muito eficaz nesse quesito.

  • Procure um especialista

Não podemos deixar de salientar que antes de iniciar os exercícios pois a Natação Ajuda Aliviar As Dores Na Coluna, é preciso consultar um especialista, para pesquisar a fundo de onde essa dor vêm, e se você precisa de algum outro tipo de tratamento, além da natação.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS