De modo geral, nas artes marciais todos os movimentos feitos possuem um porquê. Cada movimento realizado acaba levando a um ensinamento e, com isso, favorecendo o crescimento mental e emocional.
Então, praticar lutas promove um bem-estar, definindo o corpo, já que trabalha todos os músculos, além de possibilitar a perda de peso.
Músculos que são trabalhados nas lutas
Os músculos que são trabalhados nas lutas são os das pernas, abdômen e braços, pois eles possuem movimentos a todo momento. Desse modo, o indivíduo que não gosta de repetições de exercícios isolados, consegue trabalhar todos os músculos ao mesmo tempo e por igual.
Além disso, existem diversos estilos de artes marciais, com técnicas e filosofias diferentes. Algumas são inspiradas em movimentos de animais, outras em energia.
Não importa a sua escolha, as lutas podem fazer um verdadeiro milagre na mente e no corpo.
As lutas auxiliam na capacidade cardiovascular
As lutas melhoram de maneira significativa a capacidade cardiovascular. Além disso, auxilia na capacidade pulmonar, fortalece o coração mantendo bom funcionamento do organismo.
Desse modo, veja alguns benefícios das lutas:
- Aumenta a resistência física;
- Fortalece o coração;
- Elimina o colesterol ruim;
- Alívio do estresse;
- Prevenção de doenças do coração e do sistema respiratório.
Melhorando a respiração com as lutas
Junto com os músculos que são trabalhados nas lutas, a respiração melhora com as técnicas, ajudando aumentar o rendimento e também na manutenção do fôlego por mais tempo. Sem contar que promove mais resistência na hora de realizar os exercícios.
Dessa maneira, a respiração correta auxilia na circulação sanguínea e como consequência positiva melhora a resposta muscular.
Além de que a respiração correta ajuda a evitar lesões ou amenizar, auxiliando na atenuação de dores, recuperação pós-treino, promove aumento da oxigenação no cérebro.
Auxilia no emagrecimento
Um outro benefício das lutas é a perda de peso, além de ajudar as pessoas a manter o bem-estar e o estilo de vida mais saudável.
Os exercícios iniciais, que são os aquecimentos, conseguem promover um ritmo intenso e auxiliar a tonificar o corpo todo. Sem contar que algumas lutas marciais chegam a atingir perda de 100 calorias.
Para que você consiga garantir a perda de peso e também ter os músculos que são trabalhados nas lutas é necessário fazer ao menos 3 aulas por semana, se dedicando por completo aos exercícios e nas técnicas das lutas.
Gostou das nossas dicas sobre os músculos trabalhados nas lutas? Então não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo com alguma unidade da Pratique é inicie os seus treinos.