Musculação para idosos é um dos assuntos que estiveram em alta em 2021 e que também será uma das tendências em 2022. E, aproveitando todo esse destaque, evidenciar seus benefícios para quem está nessa fase da vida se faz necessário.

Para quem acha que essa apenas mais uma moda, está completamente enganado. A musculação permite que o idoso tenha mais qualidade de vida e, além disso, tenha independência para realizar atividades comuns, como se vestir, comer e tomar banho, por exemplo, por muito mais tempo.

E se você deseja saber mais sobre o assunto, entenda tudo a partir de agora.

Afinal, musculação para idosos realmente faz bem?

Musculação para idosos

Em tempos mais antigos, as recomendações médicas para idosos eram bem diferentes, pois se acreditava que nessa fase da vida o idoso deveria realizar atividades mais leves e estar em repouso. Na verdade, pouco se falava em atividades físicas para pessoas na terceira idade e, quando eram recomendadas, sempre estavam voltadas para a parte aeróbica, como, por exemplo, a hidroginástica.

Apesar dos benefícios dos exercícios aeróbicos para os idosos, a musculação pode ser ainda mais benéfica. Veja quais são as vantagens de se realizar os exercícios:

1- Fortalecimento dos ossos

Nessa fase da vida, pode haver um desgaste dos ossos o que pode acarretar em fraturas. Porém com a musculação essa situação muda, já que a prática adequada dos exercícios tendem a fortalecer os ossos.

2 – Aumento da massa muscular

Praticar musculação, mesmo na terceira idade, proporciona um ganha considerável da massa muscular, o que beneficia as articulações e corpo como um todo.

3 – Mais flexibilidade e equilíbrio

Outra vantagem da musculação para idosos é que ela também proporciona o aumento de flexibilidade e equilíbrio, itens fundamentais para proporcionar mais autonomia ao idoso.

4 – Melhora da autoestima

Musculação para idosos

Os fenômenos que acontecem na terceira idade não se resumem apenas às condições do corpo, mas também estão ligados a fatores sociais e psicológicos. Nessa fase da vida, é comum que o idoso passe a se isolar, podendo desenvolver transtornos mentais como ansiedade e depressão.

Contudo isso pode ser resolvido, já que a prática regular de um exercício físico proporciona contato com outras pessoas. Além disso, o idoso se sente mais independente, com menos dores e uma maior sensação de bem-estar.

5 – Reduz o aparecimento de doenças crônicas

Pesquisas indicam que a prática regular de musculação, bem como, outros tipos de exercícios físicos, reduz as chances de aparecimento de doenças crônicas, tais como o diabetes.

Isso acontece porque tais doenças estão diretamente ligadas com a obesidade, porém com a prática regular de exercícios, as chances do desenvolvimento de doenças crônicas é menor.

Principais cuidados

Assim como em uma prática realizada com outros grupos, a musculação para idosos requer alguns cuidados. Para isso é importante que o indivíduo tenha acompanhamento de profissionais, como personal trainer e nutricionista.

E aqui na Pratique, é possível encontrar profissionais para o desenvolvimento de um plano e prática de exercícios para idosos. Venha conhecer nossa academia! Estamos lhe esperando!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here