HomeMusculaçãoMusculação feminina depois dos 40 anos

Musculação feminina depois dos 40 anos

O famoso ditado de que a vida para as mulheres se inicia aos 40 anos, pode fazer muito sentido, mas, para que a vida seja bem vivida, é necessário que você tenha disposição e funcionalidade. Assim, vale a pena saber sobre a musculação feminina depois dos 40 anos.

Normalmente, com o passar dos anos, o corpo da mulher tende a perder diversas das funções e, por isso, é essencial que sejam utilizados meios para que a mulher mantenha a funcionalidade por muito mais tempo.

Além disso, o treinamento de força é uma das maneiras mais eficientes, porém, se engana aqueles que pensam que o fato de passar dos 40 anos de idade não irá influenciar no treino, pois é preciso que se tenham alguns cuidados.

Saiba mais sobre a musculação feminina depois dos 40 anos

            Sobre a musculação feminina depois dos 40 anos, um dos primeiros passos a serem tomados é buscar entender que após essa idade, é necessário ter clareza que o treino necessita ser mais específico para certas funções.

Assim, quanto ao treino de musculação para quem passou dos 40 anos e já é mais ativo, é preciso que estejam treinando de forma sistematizada e com um acompanhamento por mais de seis meses.

Dessa forma, para a realização da musculação feminina depois dos 40 anos é necessário que se siga algumas orientações básicas, as quais são:

  • Um dos erros mais comuns é o de não treinar certos grupamentos musculares, como por exemplo, o fato de que algumas mulheres acabam não treinando os membros superiores, onde isso tem uma implicação que pode ir bem mais além do que a estética.

Com isso, o corpo pode diminuir a secreção hormonal, pois todo o esforço se concentra em certas regiões.

Além disso, como um dos maiores problemas que podem causar a perda de força e massa muscular, é a menor secreção de hormônios, em que o treino generalista é uma das formas de se evitar que tais perdas sejam ainda maiores.

  • É preciso que se tenha cuidado com as articulações, pois é muito comum ver mulheres que treinam de forma errada durante muito tempo e que ainda possuem problemas articulares depois dos 40 anos de idade, onde isso compromete a qualidade do treino e a sequência deste.

Com isso, é necessário que se tenha cuidado com a saúde das articulações, pois caso ela seja comprometida, a funcionalidade e a continuidade dos treinos de musculação também podem ser prejudicadas.

Para isso, as modalidades de fortalecimento têm se tornado muito interessante nessa idade.

  • Normalmente, as mulheres que tem 40 anos de idade já não são mais crianças e as adaptações do organismo possuem a tendência de ficarem mais lentas.

Sendo assim, a periodização é essencial para que você continue tendo ótimos resultados e, principalmente mantenha a sua saúde em dia, em que os ciclos de treino de força e resistência são extremamente importantes para se evitar lesões.

  • Quanto a melhora da flexibilidade, esta pode ser uma das melhores qualidades físicas que é prejudicada com o passar dos anos, sendo que mulheres que passam dos 40 anos de idade possuem a tendência de ter uma flexibilidade reduzida.

Assim, é essencial que se tenha um treino de flexibilidade específico para que a qualidade do seu treino de musculação não seja prejudicada, pois aquelas que são ativas, devem manter os treinos e, principalmente, terem a consciência de que as preocupações estão ligadas para que a funcionalidade aumente.

Além ainda da musculação feminina depois dos 40 anos, é fundamental que as mulheres também busquem ter uma alimentação balanceada para ajudar a manter a massa magra ou a massa muscular, contando ainda com o acompanhamento de um nutricionista esportivo.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS