HomeMusculaçãoMitos sobre a Musculação na Adolescência

Mitos sobre a Musculação na Adolescência

 

Hoje em dia, os jovens estão procurando cada vez mais as academias com o intuito de adquirir um corpo forte e atlético. Surge então o questionamento dos pais se isso é saudável. Confira os mitos sobre a musculação na adolescência.

Entre as dúvidas mais frequentes dos pais de quem se pratica essa atividade física, estão o crescimento e desenvolvimento do corpo com sobrecarga de pesos, riscos altos de lesões e uso de suplementos alimentares.

É comum os pais se preocuparem com os filhos, ainda mais nessa idade. Por isso é sempre recomendado que procure um médico antes de qualquer atividade física, ele poderá esclarecer melhor os mitos sobre a musculação na adolescência e recomendar os melhores exercícios para seu filho.

Mitos sobre a Musculação na Adolescência

Principais mitos sobre a musculação na adolescência:

  1. Adolescente não pode malhar: MITO! Por muitos anos, os pediatras se recusaram a liberar seus pacientes para praticar esportes na juventude.

A resistência era ainda maior quando se falava em treinos de força, que envolvia pesos, aparelhos e barras.

Mas hoje em dia, é notório os benefícios que a musculação pode trazer na vida dos jovens, assim como as atividades aeróbicas, a musculação é indicada para livrar os jovens do sedentarismo, fortalecer a densidade óssea, melhorar a autoestima e estimular a qualidade de vida;

  1. Adolescente não pode malhar como um adulto: VERDADE! Como o adolescente ainda não possui uma musculatura completamente formada, ele não pode realizar um treino na mesma intensidade de um adulto.

Por isso, o indicado é sempre procurar por uma academia com boa estrutura e com os profissionais de educação física qualificados para acompanhar o treino de musculação de um jovem.

Exercícios executados de maneira errada, podem gerar lesões musculares e até mesmo ortopédicas, ambas são difíceis de recuperação, e podem se estender para o resto da vida.

É importante respeitar a carga e os dias de treino que foram instruídos pelo profissional, pois eles sabem o que é melhor para você;

  1. O treino para adolescentes deve ser mais tranquilo: VERDADE! Todo treino montado para um adolescente deve ser gradativo e com mais variações.

Os pesos utilizados para execução dos exercícios devem ser mais amenos, nunca igual os usados por um adulto nos treinos. O ideal é que os profissionais façam uma ficha de treino mesclando treinos de força, velocidade, flexibilidade e potência. Isso estimula outras capacidades físicas do adolescente;

  1. Há uma hora certa para começar a musculação: VERDADE! Sempre existe a hora certa para praticar esportes na juventude. O mais recomendado é após os 16 anos, mas existem academias que liberam a musculação para jovens a partir dos 13 anos de idade.

O que se deve levar em consideração é a sua maturidade física, a idade não faz muita diferença, desde que o jovem esteja bem desenvolvido. Nas meninas é possível alcançar a maturidade física após a primeira menstruação, chamada menarca.

A partir daí o corpo da adolescente se desenvolve rápido e ela está apta para começar praticar musculação.

Mitos sobre a Musculação na Adolescência

Benefícios:

São muitos os benefícios na saúde de quem decide praticar esportes na juventude. Esclarecidos os mitos sobre a musculação na adolescência, veja quais outras vantagens que essa atividade física pode trazer:

  • Evita futuros problemas de coluna;
  • Trata causas de obesidade e gordura corporal;
  • Tonifica os músculos;
  • Combate e evita problemas emocionais como: estresse, ansiedade, síndrome do pânico e depressão;
  • Aumenta a densidade óssea;
  • Diminui os riscos de riscos de ter diabetes;
  • Melhora o condicionamento físico e respiratório.

Antes de procurar por alguma atividade física para seu filho, é importante ler sobre os mitos sobre a musculação na adolescência, assim você garante que seu filho esteja praticando o melhor esporte para sua idade.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS