HomeAcademiaComo malhar sem prejudicar o corpo?

Como malhar sem prejudicar o corpo?

Quem quer levar uma vida mais saudável e equilibrada precisa combinar uma dieta nutritiva com a prática de exercícios físicos. Mas como malhar sem prejudicar o corpo?

Começar a fazer academia, ou qualquer outro exercício requer que você tome alguns cuidados, e nem todo mundo sabe quais são as formas de preservar o próprio corpo.

Esses cuidados são necessários não apenas para garantir os resultados almejados, mas também para assegurar a sua segurança, e evitar lesões que podem acontecer.

Descubra então como malhar sem prejudicar o corpo, e veja quais são as precauções que você deve tomar antes de começar a se exercitar. Veja como é possível combinar uma vida ativa e saudável com segurança e precaução.

Principais cuidados para malhar sem prejudicar o corpo

O seu corpo é uma máquina, e para se manter em pleno funcionamento, ele precisa de exercícios físicos que o fortifiquem. No entanto, existem alguns cuidados que são essenciais para que vou e consiga malhar sem prejudicar o corpo.

  1. A importância dos alongamentos:

A primeira coisa que você precisa saber sobre como malhar sem prejudicar o corpo é que o alongamento é essencial.

Quando você se alonga, você prepara as suas articulações para a realização de exercícios mais pesados. Esse é um passo fundamental para que você não corra o risco de sentir dores fortes, ou até mesmo sofrer algumas lesões.

Os alongamentos auxiliam para exercícios que movimentem qualquer músculo do corpo, e também promovem relaxamento e conforto durante o treino.

  1. Siga as orientações de um profissional:

Qualquer exercício só deve ser feito seguindo as orientações de um profissional de educação física. Ele ajudará para que você faça os exercícios corretamente, e dessa maneira não prejudique a sua saúde.

Cuidado com a coluna: tenha uma atenção especial com essa parte!

A coluna representa a principal vértebra do corpo. E ela também é uma das partes mais sujeitas a lesões, dores e problemas variados, por isso demanda muita atenção!

Malhar sem prejudicar o corpo requer que você tenha uma atenção especial com essa parte, a começar com os agachamentos para pegar pesos ou realizar exercícios.

Evite se curvar para pegar as coisas, e prefira sempre flexionar os joelhos, e utilize os braços na lateral do corpo para subir os pesos.

  1. Não exceda a carga:

Não exceda a carga de peso. Você deve ter multo cuidado, e respeitar os seus limites para malhar sem prejudicar o corpo. Por isso, não se compare com outras pessoas, e não tente fazer exercícios pesados demais.

É importante priorizar a qualidade dos movimentos, e não a quantidade. Por isso, evite fazer exercícios de maneira apressada, e sempre mantenha uma postura adequada.

  1. Faça os movimentos corretamente.

Fazer os exercícios corretamente é outro ponto de atenção.  Um dos erros mais comuns, e que podem prejudicar o seu corpo, é não fazer os movimentos da maneira certa.

Procure um médico antes de começar a se exercitar

Para garantir que você vai malhar sem prejudicar o corpo, você deve começar buscando por um medico que possa lhe dar um atestado, garantindo que você pode fazer exercícios sem riscos.

Ele vai analisar o seu estado de saúde, e indicará quais são os exercícios mais apropriados para você.

  • Respeite os seus limites:

É crucial que você respeite os seus limites, e não tente fazer exercícios pesados demais. Tenha atenção também com relação ao seu progresso: ele deve ser gradativo.

Todos esses cuidados ajudarão para que você tenha uma ótima experiência com os exercícios físicos. Assim você conseguira extrair apenas os benefícios, e poderá malhar sem prejudicar o corpo.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS