HomeAcademiaIdosos podem malhar?

Idosos podem malhar?

Cansaço, dor nas articulações, redução da flexibilidade e outros sintomas são característicos de idades mais avançadas. É ruim começarmos a perceber que nosso corpo não é mais como antes e começamos a tentar descobrir maneiras de melhorar a nossa qualidade de vida. Muitos idosos pensam em começar atividades físicas, mas não têm certeza se idosos podem malhar ou não.

Esses empecilhos advindos do avanço da idade podem diminuir a qualidade de vida de muitos idosos, que buscam alternativas.

Uma das possibilidades é pensar em começar a praticar exercícios físicos em casa ou entrar para alguma academia.

Porém, sabemos que os idosos tem um corpo mais frágil e susceptível à lesões e coisas do gênero. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida se os idosos podem malhar, se as atividades físicas serão realmente benéficas ao corpo.

Os benefícios de malhar na terceira idade

Se você está se perguntado se a malhação é boa para o corpo dos idosos, a resposta é sim!

Praticar exercícios físicos na terceira idade traz, sim, muitos benefícios aos idosos. Praticá-los é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida, de maneira física e emocional.

Elaboramos uma lista com os principais benefícios que os exercícios físicos trazem à terceira idade, provando que idosos não só podem malhar, mas devem! Confira as vantagens:

  • Reduz o risco de desenvolver diabetes. Os exercícios físicos controlam a glicose no sangue.
  • Alívio de dores. Foi provado que as dores causadas pela artrite reumatoide e osteoartrite, comuns em idosos, são amenizadas com a prática da musculação.
  • Melhora o equilíbrio. As quedas aumentam quando nos tornamos mais velhos, e pela fragilidade do corpo elas podem ser fatais, restaurar o equilíbrio é fundamental.
  • Perda de peso. Idosos tem a propensão de desenvolver doenças mais facilmente, a manutenção do peso ideal reduz esse risco.
  • Fortalecimento dos ossos. Pesquisas constatam que a musculação aumenta a densidade óssea e diminui a probabilidade de fraturas.
  • Melhora o sistema cardiovascular. A musculação melhora o tecido cardíaco, que fica debilitado com o avanço da idade.
  • Melhora aspectos como a saúde mental, sono, depressão, ansiedade, etc.

Exercícios indicados para os idosos

Agora você já sabe que os idosos podem malhar e que a prática de exercícios físicos trazem muitos benefícios.

Porém, a musculação para idosos não será feita do mesmo jeito que para pessoas mais jovens, isso deve ficar claro.

É importante ter o acompanhamento de um bom profissional para que não ocorra nenhum problema como fraturas, lesões, distensões musculares e todos esses problemas advindos dos exercícios físicos.

Como o corpo dos idosos são mais frágeis e propensos a terem esse tipo de problema, um treino com exercícios mais leves e adequados a idade devem ser elaborados.

Confira algumas dicas de exercícios recomendados para idosos que desejam malhar:

  • Para o ganho de massa, recomenda-se pouco peso e maior número de repetições. Uma alternativa àqueles que não gostam de academia é fazer hidroginástica, super adequada aos idosos.
  • No caso da flexibilidade, sessões de alongamentos, RPG e yoga são bons para melhorar a elasticidade.
  • Aulas de dança também são uma forma de malhação. Há ritmos mais lentos e aulas indicadas para idosos. Elas trabalham cárdio, equilíbrio e flexibilidade.

Dicas para a terceira idade

Como os idosos estão mais susceptíveis a desenvolverem problemas de saúde, é de extrema importância que sempre estejam realizando check-ups para verificar o estado de saúde.

Musculação, como mostrado, é um aliado na qualidade de vida, mas é preciso ser feita com orientação profissional para que os benefícios sejam aproveitados, evitando lesões vindas de atividades má realizadas.

Se você está na terceira idade, já conferiu que idosos podem malhar! Mude sua rotina e passe a sentir todos os benefícios que a musculação pode trazer!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS