HomeAcademia Pratique FitnessHidroginástica Para A Respiração– Mito Ou Verdade?

Hidroginástica Para A Respiração– Mito Ou Verdade?

A hidroginástica é uma atividade física aeróbica, feita na água e que oferece aos seus praticantes uma infinidade de benefícios. Falaremos hoje sobre a hidroginástica para a respiração. Será que ela realmente ajuda?

Em primeiro lugar, é preciso entender que a prática de atividades físicas, em especial as bilaterais (que exigem o mesmo esforço dos 2 lados do corpo), oferece muitos benefícios para a saúde, tanto do corpo, quanto da mente.

Porém, para cada situação ou problema a ser tratado, existem os exercícios físicos mais indicados, portanto, na hora de escolher a atividade física, o foco deve ser no que exatamente se almeja trabalhar através dela.

Por que escolher a hidroginástica para respiração?

São vários os benefícios que se adquire com a prática da zumba. Segue abaixo alguns exemplos:

  • Melhor desempenho e condicionamento cardiovascular;

  • Melhor desempenho de coordenação motora, sobretudo para idosos;

  • Relaxamento muscular;

  • Melhora a postura;

  • Fortalece a musculatura;

  • Diminui o percentual de gordura no corpo;

  • Melhora a respiração;

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Contribui para o emagrecimento;

  • Melhora a flexibilidade;

  • Combate o stress e melhora a qualidade de vida.

  • Traz sensação de prazer e bem-estar

  • Reduz a retenção de líquidos

  • Promove a interação social a partir das aulas em grupo

É claro que esses benefícios dependem do comprometimento em seguir as instruções dadas pelo professor da aula, assim como em manter a frequência nas aulas.

Os exercícios da hidroginástica são voltados para o condicionamento cardiorrespiratório, além da flexibilidade, força, relaxamento, controle do sistema sanguíneo e coordenação motora, ou seja, promovem grande ajuda na respiração, sendo muito indicados para essa situação.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a hidroginástica não afetará pessoas que sofram de asma ou outros problemas respiratórios.

Pelo contrário, a aceleração dos batimentos cardíacos, decorrentes da hidroginástica, faz o sangue fluir mais rápido e livremente, de modo que as células passam a exigir mais oxigenação. Isso estimula e desintoxica o sistema respiratório, de modo que os pulmões se fortalecem.

Com isso, o organismo adquire mais fôlego para as atividades do dia a dia, ou seja, a hidroginástica é uma excelente opção para auxiliar na respiração.

Há contraindicações para a hidroginástica?

Essa atividade é indicada para a prevenção e tratamento de muitos problemas de saúde, assim como para a movimentação do corpo e da mente, sendo que não há restrições de idades ou grupos de pessoas.

Todas as pessoas que desejam trabalhar a sua saúde podem e devem buscar a hidroginástica. Além dos fatores já listados anteriormente, ela é uma atividade muito prazerosa, diferente de alguns exercícios, monótonos e solitários, que acabam gerando a desistência do aluno.

Não é necessário ter um problema de saúde para começar a fazer hidroginástica. Pelo contrário, quanto mais saudável a pessoa estiver, mais tempo ela se manterá assim, pois, através dos exercícios, ela prevenirá muitos problemas de saúde.

Portanto, não há contraindicações. Até mesmo pessoas com necessidades físicas especiais devem fazer essas atividades, pois elas auxiliarão no fortalecimento muscular, na melhora da independência, autoconfiança e vida social.

Cuidados especiais

Para a pratica de hidroginástica, é importante estar atento a alguns pontos, tais como:

  • Não comer e entrar na piscina. O ideal é que se faça uma refeição mais leve, ao menos uma hora antes da aula.

  • Beba bastante água, pois as atividades em piscina tendem a desidratar bastante.

  • Atenção à higiene da piscina e vestuários da academia

  • Verifique se o instrutor está capacitado para orientar a turma

  • Verifique se há equipamentos para todos durante a aula

  • Lembre-se de informar o professor sobre qualquer problema de saúde que tenha

Conclusão

Pode-se afirmar que a hidroginástica para respiração é uma verdade e não um mito, pois seus benefícios ajudam também nessa parte do organismo, tanto para quem busca se prevenir, quanto para quem está em tratamento.

Acesse: https://pratiquefitness.com.br/blog/ e encontre uma a mais academia mais perto de você.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS