HomeAcademiaGuia Completo Do Levantamento De Pesos Na Musculação 

Guia Completo Do Levantamento De Pesos Na Musculação 

É muito comum surgirem dúvidas a respeito do levantamento de pesos na musculação. É realmente difícil de debater sobre o assunto, pois há muitos mitos e verdadeiras que o norteiam, principalmente sobre a questão da quantidade de movimentos.

Há muitas coisas que devem ser consideradas nesse assunto e é fundamental entender como o seu corpo irá se comportar de acordo com o seu próprio treino. Uma escala de movimento inadequada pode comprometer todos os resultados.

Por isso é tão importante – seja você iniciante ou veterano de academia – entender um pouquinho mais a respeito do levantamento de pesos na musculação.

Algumas dicas irão lhe ajudar a direcionar o seu treino da academia. As dicas que serão dadas ao decorrer desse artigo valem para homens e mulheres, tanto para membros inferiores quanto superiores.

Levantamento de pesos na musculação: qual a quantidade ideal de séries e repetições

Quando o assunto é levantamento de pesos na musculação é muito comum escutar que “séries com mais movimentos são para definir, enquanto séries com poucos movimentos são para ganhar massa magra”.

A primeira dica é: desconsidere esse tipo de informação. O número de séries é estabelecido para termos um parâmetro, mas a quantidade deve variar de acordo com o peso.

De nada adianta realizar séries com doze movimentos se o peso não está adequado. Muito provavelmente os resultados não irão aparecer.

No caso de séries com poucos movimentos, o recomendado é que elas levem mais peso para trabalhar os músculos. Fazer uma série longa com carga alta poderá causar lesões, não sendo nada adequado.

As séries mais longas com um peso mediano (nunca leve demais) também irão desenvolver massa magra, mas a evolução nos pesos pode demorar um pouco mais.

É possível, por exemplo, buscar hipertrofia através de séries com pouquíssimo peso, desde que os movimentos sejam realizados até a falha (quando o músculo não aguenta mais realizá-los).

O ideal é saber qual é o seu objetivo e intimidade com o levantamento de pesos na musculação.

Normalmente, iniciantes começam com quatro séries de oito repetições, que passa para doze repetições com o passar das semanas.

Levantamento de pesos na musculação: qual o tempo de descanso?

Além de saber quantas séries e movimentos realizar com a determinada quantidade de peso, é fundamental saber qual deve ser o descanso entre as séries e entre os treinos em si.

De modo geral, séries onde não há o sobrecarregamento de carga podem ter um intervalor de 30 a 60 segundos. Já aquelas que são realizadas com muito peso podem esperar de 60 a 120 segundos.

É fundamental que haja o descanso dos músculos, caso contrário eles podem acabar lesionando.

Outro ponto importantíssimo é a respeito do intervalo entre os treinos. Não é recomendado realizar o mesmo treino dois dias seguidos, é necessário esperar 48 horas para que haja tempo das fibras se regenerarem (é a hora que o músculo cresce).

Ou seja, além de saber detalhes sobre a carga do levantamento de pesos na musculação, é essencial saber sobre o tempo de descanso.

O acompanhamento profissional é fundamental

Mas como saber se é melhor eu carregar mais peso em menos movimentos ou aumentar as repetições com pouca carga?

De fato, é muito abstrato dar uma resposta pronta para isso. Cada caso é um caso e cada pessoa tem o seu biotipo e expectativas com a musculação. Por isso, apenas um profissional habilidade e qualificado poderá fazer uma avaliação para responder tal questão.

Na Pratique Fitness todos os profissionais são experientes no assunto e saberão dar o melhor direcionamento sobre levantamento de pesos na musculação para cada cliente em especial.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS