HomeGinásticaTudo Sobre Ginástica Modalidades

Tudo Sobre Ginástica Modalidades

Você sabe tudo sobre Ginástica: modalidades? Se você está pensando em começar a praticar um exercício dinâmico e que trabalhe todas as partes do seu corpo, talvez essa opção seja bem interessante.

No Brasil, essa atividade não é tão famosa quanto aulas de dança, musculação e coisas do gênero, mas os benefícios são tão grandes quanto os dessas outras modalidades.

No artigo de hoje você irá conhecer mais sobre as modalidades da ginástica, dessa forma você conseguirá focar naquela que mais chama a sua atenção para praticar.

Tudo Sobre Ginástica Modalidades

Ginástica: modalidades masculinas

  • Ginástica modalidades: Solo

Aqui, o ginasta realiza uma coreografia no solo sem a ajuda de equipamentos ou semelhantes. O tempo – estipulado por normas – é de 50 a 70 segundos. A modalidade masculina não possui música.

  • Cavalo com alças

O cavalo é uma base horizontal com 1,60 m de comprimento e que fica a 1,05 m do chão. O objetivo é realizar os movimentos circulares e contínuos com as pernas, sendo o corpo sustentado pelas mãos segurando as alças.

  • Argolas

O mínimo que o ginasta deve fazer nessa modalidade é ficar por, pelo menos, 2,55 segundos na posição horizontal ou vertical em relação ao chão.

  • Salto sobre cavalo

Este cavalo fica a 1,35 m do chão, diferente do cavalo com alças. O objetivo é saltar sobre o cavalo e fazer uma boa aterrisagem no solo.

  • Barras paralelas

A ginástica – modalidades – de barras paralelas foca nos movimentos em mais de uma barra e é imprescindível que ambas as mãos estejam em contato com o equipamento.

  • Barra fixa

A barra fixa fica a 2,55 m de altura e o atleta deve realizar movimentos diversificados para aumentar sua pontuação.

Ginástica: modalidades femininas

  • Salto sobre o cavalo

Na categoria feminina, o salto possui três tentativas, desde que a atleta não tenha encostado no cavalo ou no trampolim. Assim como na categoria masculina, o objetivo é fazer uma boa aterrisagem após o salto.

  • Barras paralelas assimétricas

Na modalidade de barras paralelas a atleta deve realizar vários tipos de movimentos, incluindo piruetas e mortais.

  • Trave de equilíbrio

Aqui, a série deve ser mais que 1m10seg e menor que 1m30seg. Começa com um impulso pelo trampolim e o final é pelos colchões. Devem ter elementos acrobáticos variados.

  • Solo

A duração é igual a da modalidade passada e, ao contrário desta mesma modalidade masculina, o solo tem acompanhamento musical.

Onde praticar

A ginástica – modalidades – não é algo tão comum de ser encontrado, no entanto, hoje é mais fácil você se deparar com uma academia que ofereça tal atividade do que antigamente.

As academias deixaram de focar somente na musculação e estão apostando em outras modalidades. Dessa forma, esse tipo de empreendimento consegue unir todos os públicos.

É muito comum você encontrar aulas de jump, funcional, boxe, muay thai, danças, yoga, dentre muitas outras. Sendo assim, vá às academias para verificar se alguma delas oferece aulas de ginástica. Há também alguns estúdios que realizam somente tal atividade.

Quais são os benefícios

Os benefícios dessa atividade física são muitos, assim como qualquer outro exercício. Mas, aqui, você irá trabalhar o ritmo e a flexibilidade de forma realmente intensiva.

É importante ressaltar que a ginástica para campeonatos e coisas do gênero não é algo muito fácil e somente aqueles que começam a praticar desde criança conseguem chegar nesse patamar.

Se você já é mais velha, nada impede de começar a praticar tais exercícios, mas fique ciente de que participar de campeonatos poderá não ser possível. Mas, mais uma vez, a ginástica: modalidades é um grande exercício e ótimo para a saúde.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS