Aprenda quais os exercícios pós bariátrica são indicados para quem acabou de passar pela cirurgia, pois, além de ajudar nos resultados pós-procedimento, eles são fundamentais para a recuperação no pós-operatório. 

Desse modo, a rotina de exercícios físicos precisa ser respeitada, principalmente nessa fase onde necessita de ser acompanhada de perto por profissionais qualificados. 

Antes de realizar a cirurgia, o indivíduo deve iniciar com um programa de exercícios para preparar o corpo e diminuir os riscos no pós-operatório, ajudando na recuperação. 

Exercícios pós bariátrica

Os exercícios pós bariátrica necessitam ser adaptados na fase de tratamento e ir incorporando na rotina do paciente. Assim, evitando que haja a recorrência da obesidade e também o reganho de peso. 

Caminhada um exercício para paciente bariátrico 

A caminhada é um exercício que traz vários benefícios para a saúde, além de proporcionar o bem-estar. Assim, ela ajuda a ganhar energia, aumenta a disposição e auxilia na diminuição do estresse. 

De modo geral, esse tipo de exercício é muito simples e fácil de realizar. Portanto, a caminhada é uma atividade muito indicada para os pacientes bariátricos, seja no pré e pós operatório. 

bariátrica

Desse modo, ela pode ser feita no ar livre, academia ou em qualquer outro lugar, individual ou em grupo. 

Para que você possa otimizar os ganhos, é preciso usar algumas variações de exercícios. Como, por exemplo, ir alternando a velocidade das passadas ou caminhar em terrenos diferentes, como os desníveis, por exemplo. 

Você também pode utilizar a opção de subir ou descer escadas, ladeiras, contar passos e aliar os hábitos alimentares com a prática esportiva. 

Além disso, o paciente bariátrico precisa optar por outros exercícios físicos, pois a caminhada ajuda a manter o condicionamento e também a otimização cardiovascular, mas se trata apenas de um exercício complementar. 

Musculação é um exercício pós bariátrica? 

A musculação é o tipo de exercício físico mais procurado nas academias, principalmente por  estar relacionada ao ganho de massa muscular. Portanto, dentro dos objetivos dessa modalidade, estão ganhar massa magra e perder gordura. 

musculação

Essa atividade engloba resistência e força, tornando-se uma excelente opção para o período pós-cirúrgico. Então, é necessário ter o acompanhamento de um profissional de educação física e respeitar todos os limites, a musculação vai ajudar o paciente a fortalecer todas as articulações, como coluna e joelhos, sobrecarregados pelo sobrepeso. 

Dessa maneira, indica-se a musculação antes da bariátrica, para que possa ajudar na preparação do corpo e também no impacto que acontecerá com a cirurgia. 

Por isso, é indispensável seguir todas as orientações médicas e também do educador físico, pois existe um programa específico de exercícios pós bariátrica, para que seja feito de modo seguro, prazeroso e, principalmente, benéfico. 

Gostou da nossa dica? Então entre em contato com uma unidade da Pratique e inicie agora mesmo o seu treino. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here