Exercícios mentais para a depressão
Exercícios mentais para a depressão

Muitos especialistas dizem que ela é o mal do século. Com um número crescente de pessoas desenvolvendo depressão, métodos para lidar com ela são cada vez mais procurados. Assim, os exercícios mentais surgem como uma alternativa. 

Isso porque os exercícios podem melhorar a saúde mental, ajudando o cérebro a lidar melhor com transtornos como a ansiedade e depressão. Por isso, abaixo separamos alguns dos melhores exercícios para ajudar com a depressão. Confira!

Exercícios mentais para a depressão
Exercícios mentais para a depressão

Exercícios podem ajudar com a depressão 

De acordo com um estudo, foi descoberto que pessoas que praticavam exercício com constância possuíam cerca de 25% menos de chance de desenvolver um quadro de depressão ou distúrbio de ansiedade pelos próximos cinco anos. 

Assim, o exercício pode funcionar como uma ferramenta para melhorar o humor de pessoas depressivas. Ainda que os efeitos possam ser temporários, uma caminhada de 10 minutos ou alguma outra atividade física pode proporcionar horas de alívio.

Exercícios mentais para a depressão

Quando você enfrenta uma doença como a depressão ou ansiedade, começar novas atividades pode ser uma tarefa quase impossível. Porém, o segredo é evoluir gradualmente, até conseguir adicionar esse novo hábito a sua rotina. 

Exercícios mentais para a depressão
Exercícios mentais para a depressão

Abaixo, você pode conferir uma lista de exercícios mentais e físicos que você pode começar a inserir na sua rotina: 

  • Caminhe, corra ou ande de bicicleta pelo menos três vez por semana durante 30 minutos;
  • Foque em pequenos objetivos diários e valorize a sua consistência em vez da perfeição. Afinal, é melhor que você caminhe 10 minutos por dia, todos os dias, do que caminhar por uma hora a cada 15 dias. Isso porque a frequência é mais importante do que a quantidade.
  • Encontre o exercício certo para você. Muitas pessoas têm a impressão de que exercícios precisam ser doloridos e exigem muito esforço. Porém, existem diversos tipos e você pode escolher qual melhor se encaixa ao seu estilo. 
  • Encontre um “parceiro de exercício”. Normalmente, é mais fácil manter uma rotina de exercícios quando você se compromete com outra pessoa. Assim, um pode motivar o outro a continuar.  
  • Tenha paciência. A maioria das pessoas quando começa a praticar exercícios espera ver resultados imediatos. Porém, é necessário no mínimo quatro semanas para que você realmente comece a sentir os resultados do treino. 

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