HomeAcademiaEntenda como os pensamentos e emoções afetam a sua saúde

Entenda como os pensamentos e emoções afetam a sua saúde

Pensamentos e emoções afetam a sua saúde. Você sabia disso?

A grande maioria das pessoas não sabe e vive uma vida sem qualidade, infelizes e, muitas vezes, sem entender o real motivo de estarem assim.

Você já se deparou com aquele sentimento de angústia e tristeza ao mesmo tempo em que seu corpo parece cansado e sem vida, mas não sabe ao certo o que foi que aconteceu?

Isso pode ser consequencia do que você tem pensado e vivido. Mas, o que de fato acontece?

pensamentos e emoções afetam a sua saúde

Como as emoções interferem em nossa saúde?

O corpo humano é comandado pelos hormônios. Uma “salada” bem completa deles. São hormônios do estresse e ansiedade, da felicidade, do amor, da sexualidade, do bem-estar , enfim, nosso corpo é cheio deles.

E, conforme nossas emoções, eles se elevam.

Por exemplo, se você está diante de um pico muito alto, é natural que seu organismo produza o hormônio da adrenalina, que dá aquela sensação de medo, torpor e ao mesmo tempo, um frio na barriga incontrolável.

Já quando você está diante a uma cena bonita, uma cerimônia de casamento ou algo que transborda amor, é natural que a ocitocina entre em ação. Ela também é o hormônio que está presente no momento do parto, sendo responsável por todo aquele amor que a mãe sente pelo seu bebê.

Com o chefe chato, entram em cena a cortisona, hormônio do estresse. E embora algumas pessoas acreditem que o estresse é algo inteiramente ruim para nós, não é de fato.

Pequenas doses de estresse são necessárias, e indicam que o indivíduo precisa fazer algo para que possa se defender ou mudar a situação. Contudo, em excesso, esse hormônio causa muitos problemas, como ansiedade, depressão, raiva, entre muitos outros sentimentos.

E como dominar os pensamentos e emoções que afetam a sua saúde

pensamentos e emoções afetam a sua saúde

Um velho sábio já dizia que não é possível controlar ações externas, ou seja, o que as pessoas fazem como você, mas é perfeitamente possível controlar o modo como você reage a elas.

Ou seja, você é a pessoa que tem o poder para decidir como as ações do dia a dia te afetam.

Por isso, ter pensamentos positivos fazem toda a diferença.

Pensamentos positivos implicam em atitudes positivas que, por conseguinte, estimulam a produção de hormônios que produzem bem-estar e alegria.

Além disso, é importante ter o controle das emoções, não sendo tão explosivo ou dramático. Pois, sim! Vão existir muitos momentos tristes, raivosos e felizes na sua vida, mas lidar com eles com inteligência emocional é importante.

Neste sentido, vale lembrar que é importante que você tenha empatia, analisando a situação como se fosse outra pessoa. Talvez aquele que briga, grita e se irrita esteja passando por muitos problemas, então, que tal ser mais compreensivo e amável.

Por último, existe mais uma coisa que você pode fazer para controlar pensamentos e emoções que afetam sua saúde: praticar exercícios.

Como os exercícios podem ajudar

A prática regular de exercícios estimula a produção, bem como, regulação dos hormônios. Além disso, após a realização de exercícios, hormônios como a serotonina, por exemplo, que é considerado o hormônio da felicidade, elevam-se, causando aquela sensação de paz e bem-estar.

Por isso, nada melhor do que praticar exercícios aqui na Pratique.

Faça hoje mesmo a sua matrícula!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS