HomeGinástica para criançasEfeitos da ginástica nas crianças

Efeitos da ginástica nas crianças

As atividades físicas fazem parte do crescimento saudável de todas as crianças. Mas você sabia que algumas Academias possuem programas de exercícios especialmente voltados para crianças? É o caso dos efeitos da ginástica nas crianças.

Enquanto você treina, é possível que seu filho fique seguro e ainda realize atividades físicas adequadas para sua faixa etária. Saiba mais sobre os efeitos da ginástica nas crianças!

Atividades físicas para crianças

O movimento faz parte da vida das crianças. Crianças são agitadas naturalmente porque estão descobrindo o mundo e o movimento é uma condição necessária para essa descoberta.

Além disso, o corpo das crianças também está em fase de descobertas. A criança testa seu corpo enquanto salta, verifica seu tamanho enquanto se deita no chão e adquire noção espacial e se socializa a partir do movimento.

Quando esses movimentos são organizados, como em aulas de atividades físicas, a criança pode ser auxiliada a otimizar seu próprio ritmo em favor de seu desenvolvimento. Esse é um dos efeitos da ginástica nas crianças.

O ideal é que as atividades físicas voltadas para as crianças tenham sempre uma proposta lúdica, ou seja, façam parte de brincadeiras.

Como deve ser a aula voltada para crianças

As crianças costumam gostar de ginástica e é bem comum ver crianças imitando os pais e outros adultos em aulas de exercícios físicos.

No entanto, o programa de ginástica para crianças deve respeitar a fase de desenvolvimento em que elas se encontram. Enquanto os adolescentes já podem fazer algumas atividades que envolvem força, as crianças precisam da ginástica para crescerem adequadamente.

A ginástica, quando bem orientada, auxilia que a criança desenvolva coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, ritmo, concentração e força. São vários, portanto, os efeitos da ginástica nas crianças!

O ideal é que as crianças realizem essas atividades de duas a três vezes por semanas em aulas de aproximadamente 40 minutos. Dessa forma, a ginástica oferece efeitos bastante importantes para o desenvolvimento das crianças.

Desenvolvimento cognitivo

Mas quando falamos sobre os efeitos da ginástica nas crianças, não estamos falando somente do corpo. Há muitos ganhos em relação ao aprendizado para crianças que praticam atividade física regularmente.

A questão é que, quanto mais uma criança é estimulada desde muito pequena, mais seu desenvolvimento cógnito é também adquirido. Essa é uma das vantagens da prática de exercícios físicos orientados para as crianças.

Conforme exercitam seus corpos, ganham concentração, foco, autoconhecimento, se percebem cuidadas e adquirem noção de seus corpos e do mundo que as cerca.

Benefícios da ginástica para crianças

Dessa foram, entre os benefícios cognitivos da ginástica para as crianças, está que o desenvolvimento cerebral de crianças ativas é muito maior do que o de crianças sedentárias.

Como a vida atual das crianças, sobretudo nos grandes centros, apesar de sobrecarregada é ainda muito sedentária, a ginástica em Academias pode ser um fator importante para organização da rotina dos pequenos e de seus pais!

Mas é importante frisar que a atividade física não pode ser uma obrigação nem uma sobrecarga a mais na rotina das crianças. É importante que as crianças sejam conquistadas a fazer atividades físicas, a acompanhar seus pais à Academia, por exemplo.

Essa forma de levar os pequenos para as aulas é sempre a melhor forma de conseguir fazer com que se adaptem logo cedo a uma rotina mais saudável. Para crianças que já apresentam obesidade em razão do sedentarismo, essa rotina pode ser mais demorada de ser aceita e incorporada.

Mas como você já sabe dos efeitos da ginástica nas crianças, pode procurar uma excelente Academia para matricular seus filhos! A Pratique Fitness é a melhor academia da região de Belo Horizonte e oferece programas de ginástica exclusivos feitos especialmente para crianças!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS