HomeAcademia Pratique FitnessDiferenças entre Jiu-Jitsu e musculação

Diferenças entre Jiu-Jitsu e musculação

Você conhece a diferença entre os treinos de Jiu-Jitsu e musculação? Há quem diga que um é melhor do que o outro, e também há quem afirme que os dois podem sim se complementar, dependendo do seu objetivo.

Mas, se na realidade você está cansado dos treinos monótonos, solitários e repetitivos da academia, então talvez você possa encontrar uma luz nas artes marciais. Afinal, existe uma enorme diferença entre os dois tipos de treino, mas o resultados podem ser equivalentes.

Por isso, neste artigo, vamos discutir um pouco mais sobre quais são as principais diferenças que a musculação e o Jiu-Jitsu possuem entre si, além de avaliar qual deles vai valer mais a pena no final das contas. Confira!

Quais são as definições de Jiu-Jitsu e musculação?

Bom, antes de sair julgando as diferenças entre Jiu-Jitsu e musculação, é essencial rever quais são os conceitos e definições para cada um deles – caso você ainda não tenha contato com algum desses dois treinos.

Sendo assim, o Jiu-Jitsu pode ser definido como a arte suave. É uma arte marcial de luta e combate, mas que não usa a violência ou força bruta. O seu principal objetivo é levar o oponente à desistência usando sua própria força contra ele.

Já a musculação é um treino funcional de academia, que pode ser feito sozinho, apenas com a ajuda de um instrutor. Ela conta com uma série de exercícios e movimentos, normalmente utilizando pesos e aparelhos, para promover a hipertrofia muscular e definir os músculos.

Diferenças entre Jiu-Jitsu e musculação

Bom, depois de ter descoberto a definição de Jiu-Jitsu e musculação, você provavelmente já entendeu qual é a principal diferença entre eles. Além, claro, de um ser uma arte marcial e outro apenas um treino funcional.

O que muda de um ambiente para o outro é a dinamicidade, e a energia do treino. Afinal, não poderia ser diferente com dois universos tão opostos. Veja, a seguir, quais são as principais diferenças e outras características de cada um deles:

  • O Jiu-Jitsu é uma arte marcial, enquanto a musculação é um treino funcional;
  • O Jiu-Jitsu utiliza movimentos e técnicas de imobilização, com golpes que promovem a auto defesa, já a musculação utiliza movimentos repetitivos e musculares, visando apenas melhorar o físico e não envolvendo qualquer tipo de ataque ou golpe;
  • O Jiu-Jitsu é praticado a dois, enquanto a musculação é um treino solitário;
  • O Jiu-Jitsu possui faixas e níveis de habilidade, enquanto a musculação não possui hierarquias, apenas quando se trata do tipo de peso puxado enquanto o aluno vai ganhando mais resistência.

Bom, já podemos dizer que o Jiu-Jitsu e musculação são de mundos diferentes. No entanto, ainda existem alguns pontos em comum entre os dois, como por exemplo:

  • Ambos ajudam a perder peso e calorias, além de definir a musculatura;
  • Tanto o Jiu-Jitsu quanto a musculação precisam de foco, concentração e ajudam no desenvolvimento da coordenação motora;
  • Os dois treinos utilizam movimentos e exercícios aeróbicos durante as aulas.

Como escolher entre Jiu-Jitsu e musculação?

Antes de escolher entre os dois treinos, você precisa saber que o Jiu-Jitsu é um estilo de vida. Ele trabalha a inteligência, os aspectos emocionais e o seu caráter, e isso pode ser algo transformador para quem nunca teve contato com artes marciais.

Ou seja, ele possui uma filosofia, algo que não acontece na musculação. Por outro lado, a musculação é um treino prático, mais direto e que pode te ajudar a alcançar o corpo ideal de forma mais rápida.

Por isso, escolher entre eles pode ser difícil. Mas não tem que ser! Você já pensou em conciliar e alternar esses treinos durante a semana? Eles se complementam, e podem trazer resultados ainda mais fortes se forem feitos juntos.

Portanto, ao invés de escolher entre Jiu-Jitsu e musculação, lembre-se que, apesar das diferenças, eles também possuem semelhanças, e isso faz com que ambos se complementem.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS