descobertas científicas

Nos dias de hoje, existem várias descobertas científicas sobre exercícios físicos. Para a medicina, os exercícios físicos, quando praticados regularmente, podem promover a saúde, segundo as evidências científicas. 

Do mesmo modo, podem prevenir e até tratar 30 doenças diferentes, sejam elas mentais ou físicas. 

Desse modo, conheça os benefícios de praticar exercícios físicos regularmente para melhorar a saúde. 

Descobertas científicas sobre exercícios físicos

A Escola de Medicina de Harvard publicou em seu relatório especial de saúde cinco formas de como o exercício físico consegue melhorar a qualidade de vida. 

Entre as descobertas científicas sobre exercícios físicos estão os seguintes pontos:

  • Minimiza os problemas emocionais e a depressão: os exercícios aeróbicos provocam uma liberação de hormônios que auxiliam no estresse promovendo a sensação de bem-estar. 
  • Melhora a vida sexual: segundo estudos realizados pelos profissionais de saúde de Harvard, os exercícios físicos melhoram o libido, já os homens que exercitam apenas 30 minutos por dia, 41% menos estão propensos a apresentar qualquer tipo de disfunção erétil em comparação com aqueles que não praticam nenhum tipo de atividade. As mulheres que andam apenas 20 minutos de bicicleta por dia, aumenta em 169% a excitação sexual. 

bicicleta

  • Funcionamento pulmonar: os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo do cérebro, ajudando a manter todas as funções cerebrais, além de promover um bom funcionamento pulmonar. 
  • Exercícios físicos regulares: a prática de exercícios proporciona três benefícios para o sono, como auxiliar a adormecer rapidamente, sono profundo e mais prolongado, além de melhorar o despertar durante a noite.  Desse modo, os exercícios são o único modo conhecido que ajuda aumentar a quantidade de sono profundo e saudável entre os adultos, sendo essencial para o corpo reparar-se e recuperar-se. 
  • Protege a vitalidade e a mobilidade: muitos estudos apontam que os idosos mais ativos conseguem preservar a mobilidade e são mais independentes. 

 Benefícios dos exercícios 

Muitos utilizam como desculpa o estilo de vida agitado, a falta de tempo e também a desinformação como justificativa para a prática de exercícios físicos.

No entanto, a maioria dessas pessoas acham que para se beneficiar é preciso passar horas dentro da academia, onde muitos acabam optando por não fazer nada. 

Segundo uma diretriz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, as pessoas sedentárias que possuem um pequeno aumento no condicionamento físico, estão associadas a grandes benefícios e melhoria da saúde. 

Então, se você é sedentário essa notícia é perfeita para começar a ter uma vida mais ativa. Portanto, encontrar 15 minutos por dia para os exercícios físicos se torna mais fácil do que encontrar 30 minutos para a prática. 

Mais exercícios 

Ainda segundo a diretriz, os adultos devem praticar 150 minutos de aeróbicos com intensidade moderada por semana ou na intensidade vigorosa 75 minutos. 

Pode-se também combinar duas ou até mais dias de musculação por semana. 

Para os adultos mais velhos ou muito idosos, é recomendado realizar a metade dos exercícios, para obter todos os benefícios esperados. 

Portanto, venha para uma unidade da Pratique para praticar exercícios físicos! 

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