A dança possui inúmeros estilos, variando as expressões artísticas, além de livros e filmes.
Então, continue no post para você conhecer todas as curiosidades da dança. Afinal, faremos um passeio por toda a sua história, incluindo diversidade e estilos.
5 curiosidades sobre a dança
Veja todas as curiosidades sobre a dança:
1- Qual o significado da dança?
A dança é um ritmo de movimentos do corpo, que pode ser com ou sem música para acompanhar. Sem contar que existem diversos tipos de dança como duo (dupla), solo, em grupo, entre outros.
2- Onde surgiu a dança?
A dança surgiu na pré-história, com uma experimentação corporal de “bater os pés no chão e palmas”. Desse modo, foi uma das precursoras da dança, mesmo sendo de um jeito mais primitivo.
Então, ela acompanhou toda a evolução da sociedade, desde as danças primitivas, indo até as danças de ruas. Portanto, é um grande desafio saber quem foi o criador desse tipo de expressão artística. Mas não podemos deixar de destacar a pessoa que inovou a história da dança.
Jean-Georges Noverre, o criador das obras teóricas sobre “Letters sur la Danse” e Ballet, foi escolhido pela Unesco na data do seu aniversário, 29 de abril, para comemorar o Dia Internacional da Dança.
3- Onde a dança nasceu?
- A dança primitiva nasceu nas cerimônias espirituais e ritualísticas. Do mesmo modo que a música.
- A dança milenar no Egito antigo, era vista como uma maneira de se conectar com as divindades. Além disso, ela se estendia para rituais de fertilidade e colheita, funerais e casamentos.
Já na Grécia antiga, ela se conectava à religião, para cultuar os seus deuses.
E na idade média, a igreja Católica tentou proibir a dança. Mas não conseguiram deter as danças Medievais e Camponeses, inclusive apareceram outras no estilo Basse.
- A dança do romantismo e renascimento surgiu nas escolas. O Ballet Clássico teve sua performance em 1581, junto com a Valsa que também fazia sucesso nos salões.
- A dança moderna, chegou no século XX, quando muitas dançarinas negavam a formalidade do Ballet.
- Dança contemporânea, teve início nos anos 1960, que é uma mistura de vários estilos, então criando uma única estética.
4- Já havia dança no Brasil
Os índios já possuíam as suas danças etnias e tribos, antes da chegada dos portugueses.
Após a colonização, os costumes africanos e europeus foram se fundindo na linha do sincretismo e observando diversas linguagens artísticas.
Além disso, o frevo, maxixe e o forro possuem identidade brasileira.
5- Dança para que serve?
Uma das curiosidades sobre a dança é que ela é essencial para a saúde mental e física. Veja quais são os seus benefícios:
- Melhora a cardiorrespiratória;
- Aumenta a flexibilidade;
- Otimiza o condicionamento aeróbico;
- Melhora a coordenação motora;
- Reduz o estresse do cotidiano.
Gostou do nosso artigo? Então entre em contato com uma unidade da Pratique e inicie suas aulas.