HomeAlimentaçãoCuidado, o uso errado de suplementos pode prejudicar a sua saúde

Cuidado, o uso errado de suplementos pode prejudicar a sua saúde

O uso de suplementos dentro das academias e do meio esportivo só se faz aumentar mais cuidado, o uso errado de suplementos pode prejudicar a sua saúde.

Suplementos alimentares são formulações desenvolvidas pela indústria para isolar e concentrar determinados nutrientes presentes nos alimentos para assim, melhorar desempenhos e alcançar objetivos mais rápidos.

Existem milhares de marcas e tipos de suplementos no mercado e a oferta dos mesmos nas academias ou em lojas com foca em pessoas que praticam determinadas atividades físicas só tem aumentado nos últimos anos.

O uso adequado destes suplementos pode sim contribuir para uma melhora no desempenho do atleta e ajudar a suprir algumas necessidades que o mesmo pode vir a ter.

Porém o uso indiscriminado e não acompanhado por profissional qualificado para isto pode levar e efeitos danosos graves e algumas vezes irreversíveis para o corpo, podendo levar, em casos mais graves, até a morte.

Porque o uso errado de suplementos pode prejudicar a sua saúde

Como a composição destes suplementos são nutrientes isolados o excesso de consumo destes no organismo pode ser prejudicial.

Existem suplementos onde foram concentradas proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais ou outros, um dos mais consumidos é o whey protein, que é a concentração da proteína do soro do leite.

Muitos prometem aumentar a energia e disposição ao treinar, outros um aumento de massa muscular, outros melhor performance, mais é necessário estar sempre atento e não fazer destes suplementos uma alternativa para a substituição de refeições e de alimentos naturais.

A sobrecarga de determinado nutriente no organismo pode gerar danos em alguns órgãos, os mais afetados por este uso indiscriminado são o fígado e os rins.

Efeitos adversos do uso indiscriminado de suplementos

  • Alguns suplementos podem estar contaminados com derivados de testosterona, estimulantes e/ou substancias que inibem o apetite, substancias estas que são consideradas anabolizantes;
  • Substancias que são proibidas também já foram encontradas nos suplementos, o uso destas pode acarretar doenças psicológicas, cardíacas, câncer, alteração hormonal, entre outras;
  • Os suplementos vêm sendo usados como substitutos de refeições o que gera a um prazo não tão longo desnutrição e carência de nutrientes que são encontrados nos alimentos;
  • Problemas renais são os principais encontrados nos usuários que consomem uma grande quantidade de suplementos a longo prazo. O excesso de proteína pode levar os rins ao excesso de trabalho causando assim a falência do órgão, levando o paciente ao tratamento com hemodiálise ou até a morte.
  • Excesso de determinadas substancias e nutrientes no fígado podem gerar inflamação do órgão, que se não tratada pode levar a falência do mesmo.

Procure sempre um profissional

É de extrema importância que o praticante de atividade física que queira iniciar o uso de suplementos alimentares procure um profissional para orienta-lo que nestes casos são os nutricionistas e os médicos esportistas.

Cuidado com profissionais educadores físicos que indicam ou até mesmo receitam este tipo de suplementação, eles não possuem formação adequada para o tal podendo ser perigoso para a saúde. Outros profissionais como fisioterapeutas também não possuem conhecimento técnico especializado para isto.

A internet também fornece muita informação a respeito do assunto, mais é preciso pesquisar sites confiáveis para se absorver o conteúdo, blogs de pessoas que não são profissionais específicos para isso ou até mesmo celebridades que estão nas redes sociais, não possuem formação para indicar qual é o melhor para você.

Por isso é necessário muito cuidado pois o uso errado de suplementos pode prejudicar a saúde, consultar sempre o profissional qualificado e saber filtrar as informações que são divulgadas diariamente é fundamental para preservar a sua saúde.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS