HomeAcademiaCrossfit é Indicado para a Terceira Idade?

Crossfit é Indicado para a Terceira Idade?

Em todas as idades, as atividades físicas são recomendadas e estimuladas a serem praticadas. Mas será que o crossfit é indicado para a terceira idade? Você vai ver que sim e os benefícios que ele pode trazer para os idosos.

O crossfit é conhecido por exercícios mais potentes, como o levantamento de pneus, pular e saltar de obstáculos, empurrar objetos pesados. Geralmente as pessoas não associam essa atividade as pessoas mais velhas, mas isso é um erro.

Portanto, a prática pode ser muito bem adaptada para os idosos, sem causar nenhuma lesão ou danos, se feita com o auxílio de bons profissionais e tomando os devidos cuidados. Sem medo e apostando no desafio, estimule essas pessoas à se exercitarem.

Como o crossfit pode ajudar os idosos?

  • Os exercícios são baseados nas dificuldades do dia à dia, então a pessoa mostra melhor desempenho para subir uma escada, carregar peso.
  • Estimula os músculos e as articulações, deixando mais fortes e flexíveis.
  • Melhora a condição cardiorrespiratória. Prevenindo doenças que podem aparecer com a idade.
  • Ajuda a sair do sedentarismo e movimentar o corpo.
  • Traz mais coordenação, equilíbrio, agilidade para fazer as atividades da rotina diária.

Esses são alguns benefícios que a prática do crossfit traz para os idosos. Lembrando que, as séries e os treinos são adaptados para o tipo físico e objetivo desejado pelo aluno. O Crossfit é indicado para a terceira idade, mas procure uma academia responsável e confortável para começar a se exercitar.

Pronto para botar a mão na massa e se aventurar?

Se você acha que chegou a hora de levantar do sofá e começar a se movimentar e ganhar condicionamento físico, então esse é o momento. O seu perfil tem a ver com algo mais intensivo como o crossfit? Experimente e veja se realmente é para você.

Não esqueça que todas as pessoas têm limitações e é normal, principalmente no início, ter mais desafios do que com o costume da técnica. Não se deixe levar pela imagem de fragilidade e dê seu máximo para fazer tudo da maneira mais prevenida possível.

Portanto, se o movimento está muito puxado, não deixe de falar com o profissional que está te acompanhando na academia. Preste atenção na sua coluna e como você coloca seu peso nos joelhos e outras partes do corpo mais suscetíveis as lesões.

Lembrando que, o crossfit é indicado para a terceira idade, mas antes de qualquer coisa, é preciso fazer a avaliação médica, que vai mostrar se você está apto ou não para frequentar as aulas. Então, não se aventure antes de saber se está tudo certo e que você esteja saudável.

Existe alguma contraindicação para idosos no crossfit?

Como dissemos, é preciso o máximo de cuidado antes de iniciar a atividade física na terceira idade, mas isso não serve apenas para o crossfit, mas com as modalidades em geral, que podem ser desempenhadas por pessoas a partir dos 60 anos.

Por isso, se você tem uma doença pré-existente, ou outra condição que impeça você de se exercitar respeite as indicações médicas e procure outro meio de cuidar do seu corpo.

Sim, o crossfit para a terceira idade existe e é recomendado, mas com toda prevenção cabível. Não ache que você possa levantar aquele peso ou dar saltos muitos altos. Respeitar os seus limites são um dos aprendizados das aulas dessa modalidade, que virou febre nas academias hoje em dia. Quer saber mais? https://pratiquefitness.com.br/

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS