tratar hipertensão com atividade física

<

A hipertensão é um dos problemas mais comuns e o que também mais mata a população brasileira. Trata-se de uma condição que eleva a pressão arterial e se não tratada, pode levar o indivíduo a ter um infarte. Por isso, vários tratamentos já estão disponíveis no sistema de saúde pública, porém, além da terapia medicamentosa, é possível tratar a hipertensão com atividade física.

Isso é algo que, muitas vezes, as pessoas desconhecem, já que ainda existe o mito de que a atividade física pode piorar essa condição. Porém, reforçamos que isso é apenas um mito.

No post de hoje, você vai entender como tratar hipertensão com atividade física e saber mais detalhes sobre o assunto. Então, vamos lá?

Quais os exercícios recomendados para hipertensos

Slim beautiful woman silhouette doing sports in morning in park doing yoga Free Photo

As opções de exercícios para pessoas que têm hipertensão são muitas, mas entre elas estão a caminhada, o ciclismo, a corrida, pular corda… Enfim, o ideal é que o hipertenso pratique exercícios aeróbicos, pois eles ajudam a melhorar o sistema circulatório do corpo.

Além disso, esse tipo de exercício também foi o mais estudado pela comunidade científica, mostrando excelentes resultados.

Isso porque os exercícios aeróbicos também ajudam a reduzir o índice de gordura do corpo, o colesterol ruim e as taxas de glicemia no sangue. Realmente, quando realizados de maneira correta, os exercícios aeróbicos podem fazer verdadeiros milagres.

Principais cuidados ao tratar hipertensão com atividade física

Pensioner with dumbbells Free Photo

É importante destacar que, para tratar hipertensão com atividade física é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, é necessário sempre medir a pressão antes de dar início à atividade física. Assim, caso a pressão esteja alta, o recomendado é não realizar o exercício neste dia.

Além disso, é importante que o hipertenso não pratique atividades muito intensas, isto é, que façam com que ele prenda a respiração por muito tempo. Isso porque tais práticas podem prejudicar ao invés de ajudar.

Outro fator importante que não deve ser esquecido: antes de dar início a qualquer tipo de atividade física, o hipertenso deve realizar um checkup e verificar se está tudo certo.

Outras recomendações para hipertensos

Pessoas com pressão alta também devem cuidar para que tenham uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, legumes e carnes magras.

Também é recomendado não fazer o uso de álcool ou cigarro que são elementos que podem agravar a doença.

Todo o cuidado é pouco em se tratando da saúde do hipertenso, por isso, levar um estilo de vida saudável é essencial para que isso aconteça.

Gostou de mais esse conteúdo?

Então continue acompanhando nosso blog e conheça já uma de nossas unidades, faça a sua inscrição, torne-se mais saudável e comece a tratar a hipertensão com atividade física.

Venha, pois estamos te esperando!

Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here