HomeTaekwondoComo funciona treino de resistência taekwondo?

Como funciona treino de resistência taekwondo?

O Taekwondo é um sistema de exercícios simétricos ou técnicas de corpo projetado para defesa pessoal e contra-ataque em combate desarmado, fazendo uso das mãos e pés como armas e defesas.

É uma modalidade de luta que exige um bom preparo físico de seus praticantes e por isso, ter uma boa resistência é um fator essencial. Saiba Como funciona o treino de resistência taekwondo.

A história do Taekwondo

Taekwondo é uma arte marcial desenvolvida de forma independente há muitos séculos na Coréia. Ao longo dos anos, tornou-se um esporte internacionalmente popular. A principal característica do Taekwondo é que ele é um esporte de combate livre, usando as mãos e pés nus para repelir o adversário.

Consiste em fortes movimentos angulares com movimentos circulares de fluxo livre para produzir um equilíbrio entre beleza e força. As técnicas de chute de marca registrada do Taekwondo, são um sistema completo de defesa e aprimoramento pessoal.

O taekwondo traz excelentes benefícios para o corpo e mente, sendo também uma boa opção para aqueles que desejam melhorar sua resistência.

Como conseguir uma boa resistência?

É possivel adquirir uma boa resistência durante as lutas de taekwondo porque o treino seja variado e trabalhe diferentes aspectos. Podemos destacar:

Cardio

Se você quer melhorar sua resistência, a primeira etapa é melhorar o seu cardio, pois isso ajuda a aumentar a taxa de absorção de oxigênio do organismo.

O Taekwondo é um esporte que exige muitos movimentos físicos e que demandam um bom funcionamento dos músculos. Para que eles possam desempenhar seu papel de maneira apropriada eles precisam receber oxigênio suficiente para quebrar a glicose no sangue e criar energia.

Assim, quanto maior for o acesso ao oxigênio mais os músculos poderão absorver e maior a capacidade de aproveitar a glicose. De forma mais genérica, pode-se dizer que exercícios físicos desse tipo ajudam a fazer com que você aumente seu fôlego e sua resistência.

Os exercícios do taekwondo exigem movimentos rápidos e elevam a frequência cardíaca e respiratória, sendo um ótimo treinamento para quem quer aumentar sua resistência cardíaca.

Resistência Muscular

O segundo quesito para se obter mais resistência é trabalhar os músculos. Eles devem estar bem condicionados para conseguirem aguentar o esforço e movimentos repetitivos da luta.

É preciso pernas fortes para executar os chutes e principalmente, é preciso ter um abdômen fortalecido para proporcionar equilíbrio e ajudar na fixação durante os golpes.

O Taekwondo exige esforço de todos os músculos do corpo e por isso, é uma ótima maneira de adquirir resistência muscular por igual.

Técnica

A técnica de luta correta também desempenha um papel muito importante na hora de conseguir maior resistência.  As técnicas e movimentos corretos permitem que você possa golpear com maior força e enquanto gasta menor energia, fazendo com que não se sinta tão cansado e permitindo que aguente mais tempo no ringue.

Resistência mental

No Taekwondo não é tudo sobre o físico, e como no caso da maioria das artes marciais, o Taekwondo tem muito a ver com disciplina mental. O Taekwondo não é uma técnica simples de aprender, e cada conjunto de jogadas, cada ataque e cada postura requer muita disciplina para dominar.

Por isso é preciso desenvolver também a resistência mental. Não desistir de se aperfeiçoar, manter a calma, não ceder a provocações faz parte da luta e do processo de crescimento.

É essencial procurar sempre um local de confiança e que possa te orientar de maneira adequada nos preceitos do taekwondo. Assim, você evita lesões e garante que estará obtendo máximo do que o esporte pode te proporcionar.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS