Mindful eating, essa é a expressão em inglês que dá significado a comer com a devida atenção nos alimentos. Trata-se de uma mudança não apenas de hábitos alimentares, mas também de como se pensa sobre os alimentos.
A ideia é trazer como foco a atenção no momento presente, naquilo que se está comendo de modo que assim, seja possível entender os mecanismos de fome e saciedade.
Comer com atenção plena: uma abordagem holística
Embora a ciência seja necessária para o desenvolvimento do pensamento racional em nossas vidas, é também importante adotarmos ações que permitam um olhar para dentro de nós mesmos, buscando nossa essência interior.
O verdadeiro EU está em busca daquilo que satisfaça tanto o corpo como a alma. Assim, nossas atitudes e gestos, apesar de terem consequências físicas, também provocarão consequências emocionais e espirituais.
E é nisso que o mindfull eating acredita: em uma mudança de comportamento na alimentação que gere resultados positivos para corpo, mente e alma.
Comer é um ato sagrado e sua ação deve ser dotada de gratidão, amor e também consciência daquilo que se está comendo.
Nesse caso, a ação de se alimentar deve ser realizada sem culpa.
O que isso quer dizer na prática?
Em geral, esse tipo de alimentação não dá restrições, ou seja, é possível comer tudo o que se deseja, desde que dentro das quantidades certas. Porém, é preciso fazer uma reflexão porquê o seu corpo pede aquele alimento naquele momento, para que, desse modo, seja possível conhecer mais sobre você mesmo.
Por exemplo, se você é uma pessoa ansiosa, é natural que em momentos de muito estresse queira comer mais doces. É importante, no entanto, pensar se isso realmente será bom, se realmente será proveitoso e se satisfará o seu corpo no que ele precisa.
Como você pode perceber, essa é uma prática que exige muita reflexão, pois comer a partir dessa visão, não é apenas mais um ato isolado.
Um olhar para a saciedade
Comer com atenção também requer uma análise sobre o momento em que seu corpo está saciado e então, o que você come além daquilo se transforma em gula ou compulsão.
É algo que, de fato, muitas pessoas têm dificuldade, principalmente com o caos em que todos vivem neste século. Porém, é necessário esse olhar mais intrínseco que estabelece os limites entre o que é fome e o que não é.
Onde encontrar nutricionista e como esse profissional pode ajudar
A prática de comer com atenção pode ser melhorada com a ajuda de um profissional. Nesse sentido, é importante encontrar nutricionista que possa lhe oferecer meios de comer com consciência.
Aqui na Pratique, você encontra isso.
Possuímos um nutricionista que poderá oferecer a você atendimento online, sem que você saia de casa, através do qual você pode tirar todas as suas dúvidas e montar um cardápio de acordo com as suas necessidades.
Por isso, não espere mais! Acesse agora o Pratique Nutri para encontrar nutricionista para você!