O Cardiofit é um programa de atividades físicas desenhado para atender às pessoas com problemas do coração ou hipertensão que estejam liberadas para fazerem exercícios. Os protocolos de cuidados do Cardiofit foram espelhados nas recomendações de grandes entidades na área da saúde, tais como o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM-American College of Sports Medicine) e a Associação Americana do Coração (AHA-American Heart Association).

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil apontam que a hipertensão é a mais frequente entre as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), com 38,1 milhões de pessoas nessa condição. A hipertensão é uma enfermidade silenciosa que com o passar dos anos, se não tratada, compromete o bem estar físico e pode até mesmo levar à morte, pois pode causar infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.

15 minutos de exercícios
A prática de atividades ou exercícios físicos é uma importante aliada no combate às doenças crônicas. Para você ter uma ideia, uma redução de 10% na prevalência de obesidade, hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca, combinados, poderia levar à uma redução equivalente de 11% de todas as internações por COVID-19! De acordo com um estudo publicado no jornal da Associação Americana do Coração, mudanças de estilo de vida tais como melhora da qualidade alimentar e aumento da atividade física, mesmo sem perda de peso, por si só melhoram rapidamente a saúde metabólica entre seis a oito semanas!

30 minutos de exercícios por dia é o que as autoridades de saúde recomendam para se manter saudável e evitar doenças. Porém, até mesmo metade desse tempo (15 minutos) já é suficiente para prevenir doenças e pode diminuir em até 14% a mortalidade. Cada 15 minutos adicionais aumenta em 4% sua proteção!

O coração humano evoluiu para precisar de movimento! Nosso coração foi adaptado para bombear sangue e suportar pressão. Só que a falta de movimento enfraquece o coração e deixa suas paredes mais finas e pouco flexíveis, o que pode levar a problemas sérios tais como a hipertensão. Para manter seu coração forte e evitar problemas de saúde, mexa-se regularmente, de preferência na maioria dos dias da semana.

Para ter uma boa saúde cardiovascular e fazer exercícios com toda segurança, venha para Pratique!  Aqui nós cuidamos de você!

15 minutos de exercícios

Referências:
O’Hearn, M., Liu, J., Cudhea, F., Micha, R., & Mozaffarian, D. (2021). Coronavirus Disease 2019 Hospitalizations Attributable to Cardiometabolic Conditions in the United States: A Comparative Risk Assessment Analysis. Journal of the American Heart Association, 10(5), e019259.
Shave, R. E., Lieberman, D. E., Drane, A. L., Brown, et al. (2019). Selection of endurance capabilities and the trade-off between pressure and volume in the evolution of the human heart. Proceedings of the National Academy of Sciences, 116(40).

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