HomeAcademiaBoxe: Treino de luta

Boxe: Treino de luta

Tornar-se um pugilista exige muita dedicação, esforço, disciplina e treino.  Se você tem o interesse em começar o treino de luta boxe, procure uma academia que ofereça essa modalidade e que tenha um profissional especializado para ser o seu instrutor.

Treino de sombra:

O primeiro passo é procurar praticar sozinho os golpes que o seu treinador passou durante a aula. Quando simulamos uma luta real mantemos a forma sem a necessidade de se defender ou atacar. Se esforce durante o treino de sombra, alterne os seus movimentos e procure movimentar os seus pés constantemente.

Cronometre cada sessão de luta e o compare com o tempo padrão de um round no boxe amador.

Fique atento na sua movimentação, seja rápido para desviar e simule uma dança.

Além disso, o principal obstáculo que você vai ultrapassar no treino de sombras é controlar a mente. Sendo assim, procure imaginar que você tem que ganhar do seu adversário imaginário e mantenha a agilidade nos golpes.

  • Fortaleça os braços e as costas: 

Para dar um bom soco e acertar o seu adversário, você precisa deixar os braços e as costas bem fortalecidos. A barra fixa é um excelente exercício, pois, ajudar você fortalecer esses membros se o treino for diário e o ritmo for crescendo gradativamente.

A diferença entre a barra fixa para a invertida é a forma com que elas são seguradas e de como os músculos são trabalhados.

A barra invertida foca principalmente nos músculos das costas, bem como o ombro e abdômen. Já a barra fixa fortalece o peito e os bíceps, mas também atinge a musculatura do abdômen e costas.

  • Mantenha o núcleo fortalecido:

O que chamamos de núcleo do corpo são os músculos compostos pela região abdominal e oblíquos, que fazem a transferência de energia dos membros superiores aos inferiores. Trabalhar esses músculos é fundamental para qualquer pugilista.

  • Tenha inspiração em outros pugilistas:

É fundamental conhecer as técnicas de outros lutadores, pois é possível aprender muito apenas assistindo um combate ou até mesmo ver o treino deles. Analise cada movimento como o trabalho dos pés, bem como a estratégia do pugilista para sair de situações difíceis e suas posições de ataque e defesa.                                                                                                                                                                                                                        Treine com um colega:

Uma excelente forma de colocar o seu conhecimento em prática e treinar com mais realidade é ter um parceiro de sparing ora que ambos possam treinar.  Dessa forma, você se acostumará melhor em atacar e se defender de golpes. Além disso, treinar com outra pessoa permite que você amplie os seus conhecimentos e explorar as suas técnicas.

Se você tiver oportunidade pratique a luta com pugilistas mais experientes. Eles te farão exigir mais de si mesmo e aprender a ter mais resistência.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Faça uma dieta equilibrada e saudável

Um pugilista deve ter uma alimentação baseada em proteínas, legumes e verduras. Corte todos os alimentos extremamente calóricos como: frituras, bolos, refrigerantes, cremes, açúcar, etc. Além disso, beba bastante água constantemente, pois para que você um bom desempenho e um bom condicionamento físico depende de um organismo hidratado.

Sua dieta deve conter:

  • Proteínas magras como ovos, peixe e frango.
  • Gorduras insaturadas provenientes de peixe, abacate e castanhas.
  • Quando tiver sede, beba água. Beber água para não sentir sede é a melhor maneira de saber se você está hidratado, além de promover saciedade. Beba água à vontade durante os treinos.
  • Frutas, verduras e legumes à vontade.

Considerações finais:

Procure sempre começar uma luta com sessões de alongamento para ter um desempenho mais flexível no combate. Os joelhos flexionados também ajudam durante a performance para manter o equilíbrio. Além disso, assista lutas de boxe em vídeos do youtube ou nos ringues mesmo, assim, você poderá observar melhor cada movimento de um pugilista profissional.

Se você possui interesse em treinar luta boxe, nós da Pratique Fitness temos os melhores profissionais para auxiliar você nesse processo. Acesse o link para obter mais informações.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS